Saturno

Publicado em 2 de abril de 2007

10


O quadro de Goya representa Saturno comendo seus filhos

Num artigo anterior, começamos a analisar os significados dos planetas, dois a dois. Por que dois a dois ? Porque os planetas tem significados múltiplos, quase infinitos, e esse é um exercício interessante para as pessoas começarem a criar sentidos entre eles, ao invés de correr pra ver a “receita de bolo” em algum livrinho.

Aqui, algumas poucas considerações a respeito de Saturno, o grande maléfico.

Características de Saturno

Saturno é o grande maléfico. É seco e frio, muito frio. Representa pessoas velhas, pobres, mendigos, necessitados, melancólicos, os que trabalham abaixo da terra, fazendeiros, com coisas velhas, etc.. Todas as doenças relacionadas à velhice, frio ou melancolia estão ligadas a Saturno (reumatismos, doenças degenerativas, etc). Suas emoções são a seriedade, a tristeza, a introspecção, pois rege o temperamento melancólico. Tem como objetos as antiguidades, o couro, o chumbo, as cores negras. Representa o pai, marido. É o poder e a autoridade, a tradição, a disciplina, a restrição, Reis, a “justiça divina” que destrói as ilusões, é o período de “vacas magras”. No corpo representa ossos, pele, dentes, etc.

Muitas coisas, não ? A maioria dessa listagem é ignorada pelos astrólogos modernos, que preferem ver o mundo apenas com lentes “cor de rosa”. É fácil falar para um cliente pagante que ele é muito “disciplinado mas tem problemas com emoções e em se divertir”. Outra coisa muito diferente é ver, como se via antigamente, se saturno está, como planeta frio e seco, impedindo a possibilidade do cliente de ter filhos.

O exercício é simples… combinar dois planetas e ver o que eles “tem em comum” e ir desenvolvendo o uso de palavras-chaves e analogias.

Saturno e Sol – Os Senhores da Cocada Preta

Esses dois têm em comum a autoridade. Os dois são o Pai, o Rei, o Marido, com maiúsculas. Os gregos consideravam o Sol como o significador de pai durante o dia, enquanto saturno era o significador noturno.

Qualquer um dos dois na casa 4, ou regente a casa 4, é um provável indicador para o estado do Pai no mapa natal. Se eles estiverem na casa 10, ou tem contato próximo com o MC, mostram as possibilidades de ascensão social, sua relação com pessoas de poder e autoridade, etc.

Um aspecto curioso de saturno é que ele rege tanto as grandes autoridades, como os reis, como as pessoas mais pobres e miseráveis do darwinismo social.

Saturno e Lua – Marido e Mulher, mas nem sempre muito felizes

Uma combinação de “marido e mulher”. Para os gregos, Saturno era o significador noturno de Pai, e a Lua o significador noturno da Mãe. Entretanto não é combinação das mais felizes. Saturno é o planeta mais frio de todos, e a Lua é fria e noturna ao contrário do Sol. Por isso a Lua é fortemente afligida pelo contato com Saturno.

Geralmente se intepreta essa ligação entre os dois como dificuldades no campo emocional, mas elas também podem representar que a relação entre os pais foi muito dificil, pra ter certeza, novamente veja a casa 4.

Como a Lua também é o corpo físico, Saturno também pode afetar a saúde, trazendo doenças melancólicas, associadas ao frio.

A lua é mais afetada por saturno quando: 1 – a carta é noturna e 2 – a lua está em fase minguante.

Saturno e Mercúrio – os CDFs

Saturno e mercúrio são dois planetas melancólicos, secos, e estudiosos. muitas pessoas que tem uma relação marcante entre Saturno e mercúrio tem a característica de serem estudiosas, sérias, historiadores ou investigadores, mas do tipo sério e com grande bagagem, e não do tipo “oba oba” que tanto valorizamos no Brasil.

Para concluir que isso se aplica a uma pessoa em particular, observe cuidadosamente a casa 9 dos estudos e espiritualidade.

Lição de casa

Enquanto a série continua, por que não adianta o exercício ? Qual seria o significados de Marte e Saturno por exemplo ? Ou Saturno e vênus ?

Artigos Relacionados

About these ads
Marcado:
Posted in: planetas