120 Aforismos de Ibn Ezra (1 a 12)

Posted on 4 de dezembro de 2006

6


1 – Como a Lua está próxima a Terra e acelerada no seu rumo, ela aumenta os contatos entre os planetas, comunicando sua força a eles sem receber deles nenhuma força; ela transfere as influências de um a outro; ela corresponde ao recém-nascido pois seus raios se desenvolvem gradualmente até que está cheia, e depois eles gradualmente declinam até que se tornam nao mais visíveis e desaparecem do mundo. É por isso que os antigos diziam que ela influencia toda decisao e o começo de cada tarefa. Se ela está em sua ascendencia (*) e as circunstancias sao favoráveis, qualquer coisa que uma pessoa começar nesse momento terá sucesso, e o contrário se as circunstancias nao forem favoráveis.

(*) Aqui tenho dúvida se ele quer dizer literalmente “no ascendente” porque seria contrário à pregaçao de Ramesey de que nunca se faz uma eleiçao com a Lua no ASC. Talvez seja outra coisa, como dignidade, nao sei.

Os ancientes também disseram que, para saber sobre quem faz uma pergunta, olhe o signo ascendente e seus regentes (no plural), e para a pessoa perguntada, use o sétimo signo e seus regentes, e sempre ponha a Lua em contato com ele (o sétimo signo, aparentemente).

2 Se a Lua está movendo por si só, ou seja, fora de curso, sem contato com outros planetas, isso indica coisas fúteis, e significa que qualquer coisa pela qual a pessoa pergunta, nao pode realmente acontecer.

3 O planeta que entra em conjunçao ou outro aspecto com a Lua dá o prognóstico de toda coisa futura que o querente possa querer saber; se o planeta é favorável, será um resultado bom, mas se o contrário, o querente terá problemas.

4 O planeta do qual a Lua separa mostra as The separation as coisas já passadas; se a Lua separa de um planeta que a auxilia, entao o evento foi benéfico, se o contrário, entao foi um evento pernicioso.

5 Se a constelaçao que recebe a força da Lua está no ASC, entao a coisa perguntada será feita propriamente; e o contrário se estiver fraca. (If the asterism which receives its force from the Moon is in its ascendancy, then the thing will be done properly; just the opposite if it should be weak.)

6 Do mesmo modo, no caso de qualquer constelaçao que comunica sua força a outra, o evento acontecerá de acordo com o poder do recipiente.

7 No dia que a Lua está com os planetas maléficos, nenhum assunto que a pessoa perguntar poderá ser completado propriamente se há um planeta no signo ascendente.; se a Lua estiver em um dos polos do meridiano (MC ou IC), entao a situaçao é pior, porque joga medo na mente e doença sobre o corpo. Se a Lua estiver numa casa cadente, ela demonstra o medo, mas nao a doença.

8 Os planetas movem em duas faces, uma boa, e a outra daninha; prediga bom ou mal de acordo com a posiçao. (The planets move in two faces, one helpful, the other harmful; wherever you find the planet to be favourable, predict good; for the opposite position, predict the opposite.)

9 Os planetas diretos favoráveis sao úteis nao importando se ocorre ou nao Recepçao. Se ocorre recepçao, muito melhor. Os planetas maléficos [Saturno e Marte] sao destrutivos por sua própria natureza, mas se um planeta é recebido por eles, sua influencia maligna é atenuada. Isso é verdade nao importando se o ângulo é um sextil ou um trígono.

10 Um planeta nao deve ser considerado como daninho até que os raios desse planeta dominem em propoçao a força do seu corpo [estiver dentro da orbe do aspecto]; se é menos que isso, causará apenas pequeno malefício; depois de se separar do aspecto por um grau ou mais, provocará medo, mas sem maiores consequencias. O mesmo acontece para o planeta benéfico. Se o planeta, que prognostica que algo vai acontecer, nao forma um angulo com o signo ascendente, entao as esperanças do querente nao acontecerao.

[Esse parágrafo pode ser dificil de entender para os que nao estao familiarizados com a astrologia helenistica. Vamos supor que é uma pergunta sobre profissao, entao estamos interessados no regente da 10a casa. Se esse regente está em um signo que nao faz aspecto ptolomeico com o ASC, as chances desse planeta favorecer o nativo sao menores]

11 Se os planetas benéficos estao em aspecto com os maléficos, a influência dos maléficos será menos danosa.

12 Os benéficos sempre [na verdade nem sempre] predizem coisas boas, e os maléficos predizem problemas. Mesmo assim, se o planeta maléficos estiver em sua exaltaçao, os efeitos serao bons, apesar de que eles involverao algum grau de tristeza e dor.

Anúncios
Posted in: horária