120 aforismos de IBn Ezra (13 a 24)

Posted on 10 de dezembro de 2006

1


13 13 Se o planeta benéfico estiver numa posiçao oposta ao seu caráter, na casa de sua desonra (signo de exilio) ou na casa de seu ódio (signo de queda) ou ainda em uma casa cadente, E se nao estiver em um signo que forma aspecto com o ascendente, entao esse planeta benéfico nao exercerá absolutamente nenhuma influência.

14 A mesma coisa se um maléfico estiver nessa posiçao, o seu dano será pouco.

15 Se uma constelaçao favorável (signo) estiver no Ascendente, isso sozinho já causa uma boa influência sobre o recém nascido.

16 Se júpiter estiver em aspecto com o planeta benéfico, ele tornará sua natureza mais favorável. Venus nao pode modificar a natureza de Saturno, com excessao de quando tem a ajuda de Júpiter. Júpiter anula o mal de Saturno, mas Venus anula o mal de Marte ainda mais que o próprio Júpiter.

17 Se tantos os planetas favoráveis quanto daninhos estao em má posiçao, ou se eles cintilam (*), o prognóstico é um tanto quanto mal; mas eles nao podem causar nem bem nem mal devido a sua fraqueza generalizada.

(*) Acredito que se refira à combustao.

18 Se um maléfico está oriental ao Sol, em um signo onde exerce influência [tem dignidade] e se mais nenhum outro maléfico o aspecta, entao é melhor que um planeta benéfico que está retrogrado ou combusto.

19 Se os maléficos controlam a coisa desejada, e o senhor do signo ascendente se junta a eles (em conjunçao ?), e se a Lua está em aspecto de quadratura ou oposiçao, entao, a coisa desejada será garantida, mas seu final será ruim para o querente.

20 Se o maléfico está no signo ascendente e nele tem algum poder (dignidade) sua influencia será menos danosa; se estiver retrogrado, jogará o mal contra o mal.

21 Se o maléfico estiver em aspecto de quadratura ou em uma oposiçao, perderá sua influencia favorável.

22 Se o maléfico estiver em uma das suas posiçoes de poder, ou em um dos angulos, ou em uma casa sucedente, sua força deve ser considerada equivalente a dos benéficos.

23 Se o maléfico está em uma posiçao de peregrino, entao sua influencia será mais daninha.

24 Se o maléfico está em um angulo, e ele danifica um planeta através de um aspecto de quadratura ou oposiçao, terá sua influencia maléfica no máximo; principalmente se for mais poderoso que esse outro planeta. Se, entretanto, aspectar por um trígono ou sextil, a influência maléfica será atenuada.

Anúncios
Posted in: Sem categoria