Como escolher a data do casamento ?

Posted on 9 de janeiro de 2007


casamento.jpg

Uma das datas mais famosas também é a mais difícil de se fazer qualquer tipo de eleiçao astrológica. A eleiçao astrológica é a parte da astrologia que, baseada em uma carta natal, tenta escolher o melhor momento pra se começar com algum projeto.

Por que é uma das mais difíceis ? Muito fácil de se entender. Em primeiro lugar temos duas cartas natais e duas possibilidades de insucesso. Se ao olhar para uma das cartas tudo que vemos na parte de matrimônios é um aviso dizendo “desgraça”, nao vai ser o astrólogo que vai reverter essas tendências…

A segunda grande restriçao é uma coisa chamada “noiva”. Ou você acha realmente que você vai convencer alguém que o melhor momento nao ocorrerá num sábado, tipo seis da tarde ? De preferência logo antes das férias, para que os noivos saiam de lua de mel, ou entao no único fim de semana que o salao de festa está vazio ? Mesmo que você queira escolher o casamento do civil, temos o problema do horário comercial, de possíveis filas e prováveis demoras…

Além do mais o conceito de “compromisso” se desvaneceu totalmente da sociedade. O casamento deve continuar enquanto for conveniente, enquanto nao aparecer “outra coisa melhor”, enquanto um dos dois nao fala “eu evoluí mas que ele” ou “nao posso ficar com alguem que nao tenha os mesmos valores que eu”, significando que quer procurar um parceiro que ganhe mais, etc. Se metade dos casais se divorcia em 3 anos, qualquer coisa acima disso deve ser considerado um sucesso.

Mesmo assim as regras sao relativamente simples: o ascendente representa o noivo, o descendente a noiva. A casa 4 tem relaçoes sobre sua vida familiar, júpiter e a casa 5 sobre filhos. A lua e vênus falam naturalmente sobre a mulher, o sol fala sobre o noivo. Vênus também é significador natural da relaçao amorosa.
A lua é fator importante em TODAS as eleiçoes. Se espera que ela nao esteja fora de curso ou em escorpiao ou capricórnio, afetada pelos maléficos. Para um casamento se prefere, em geral, os signos fixos para dar estabilidade, a lua crescente, vênus em bom estado, e se possível os regentes do ascendente e descendente em bom estado. Um caso específico de casamentos é que em geral se considera que a Lua em Câncer é uma ótima influência, com exceçao dos casamentos, supostamente por que isso significa que “a mulher veste as calças na relaçao”.

Uma comparaçao mais detalhada das regras por ser encontrada no site skyscript. O problema com essas regras é que o único autor realmente tradicional que colocou foi Dorotheus. Bonicontrus já é do século 15 e segue quase tudo que Dorotheus diz. Ramesey e Schoener sao renascentistas e se acham no direito de mudar qualquer regra que nao gostem, Robson simplesmente copia Ramesey em quase todo seu livro e Ivy Jacobson para mim nao tem a menor idéia do que está falando. Assim aconselho o leitor do artigo a ter isso em conta.

Se você gostou desse artigo de astrologia, porque não entra em nossa lista de email? Você recebe novidades e outras coisas mais

PS: Como só temos um único autor tradicional nesse artigo do skyscript, fui buscar do judeu Sahl Ibn Bishr, erroneamente chamado de “árabe”, do século 12, e que seguiu os trabalhos de Abu Mashar e Masha´la e que influenciou por sua vez o italiano Bonnatti.

Aqui estao algumas delas para adicionar à lista:

  • Nao deixe que a lua esteja na casa 12 e evite os seguintes signos: aries, cancer, libra, capricórnio e aquário.
  • Evite os maléficos (marte e saturno) e os nodos norte e sul.
  • Tente colocar a lua e o Asc em signos fixos, principalmente Leao e Touro.
  • Para a mulher que já foi casada, é bom que a Lua ou o ASc esteja em signos duais, virgem parece especialmente bom para a Lua.
  • Nao escolha um momento em que vênus está fazendo quadratura ou oposiçao aos maléficos.
  • Tente colocar vênus em sua exaltaçao (peixes), ou em seus signos. Aqui talvez ele também inclua o júbilo de vênus na casa 5.
  • É melhor que vênus esteja nos signos de benéficos ou pelo menos nos termos dos benéficos.
  • Deixe a lua estar na fase crescente, rápida, fazendo trígono ou sextil com Júpiter e vênus.
  • Deixe júpiter elevado na casa, principalmente no MC, e o casal terá filhos rapidamente.