Meu temperamento é colérico. Por que ? Vai encarar ?

Posted on 28 de janeiro de 2007

30


O temperamento colérico é realmente esquentado ?

Astrologia e Temperamento

O temperamento dos coléricos sempre foi um dos mais mal falados, seja na astrologia ou na psicologia. Os sanguineos sempre foram tratados como os bonzinhos e os coléricos como os malvados, agressivos, selvagens da motocicleta, etc. Como tenho minha parcela de colérico, resolvi dar um pitaco.

Em um artigo anterior explicamos o que é o temperamento, que é basicamente a constituição mais básica do ser humano, e que influencia seu corpo, mente e espírito. É importante notar que o temperamento não é a personalidade, mas obviamente a influencia.

O temperamento em astrologia é encontrado por um método que combina o Sol (e a estação do ano em que se encontra), a fase da lua, o ascendente, o senhor do ascendente, e às vezes outras figuras como o Almuten Figuris (que um dia entramos no assunto de como calcular). O método exato não existe, cada um faz sua própria consideração, mas como o temperamento é um “primeiro esboço” do indivíduo, e não um julgamento final, o excesso de sintonia fina pode ser contraproducente, então não nos preocupemos com detalhes.

Os coléricos são as pessoas que têm um excesso do humor bile amarela, que é relativo ao elemento de fogo, e portanto quente e seco. Essas pessoas vão expressar em suas vidas esse tipo de polaridade. Por ser quente, o temperamento colérico é mais ativo e extrovertido. Por ser seco, os coléricos são menos ligados nas pessoas. Você terá dificuldade de encontrar um colérico chorando em filme água com açúcar. Lágrimas são uma mercadoria que coléricos e melancólicos tem pouco.

Ser colérico é tão feio quanto pintam ?

Como é o temperamento colérico ?

É fácil falar que todos os temperamentos foram criados iguais por Deus, mas na prática, isso vale tanto quanto o discurso de “diversidade” de Recursos Humanos, ou seja, tem uma personalidade “padrão” que é a queridinha. Na astrologia, esse temperamento sempre foi o sanguíneo, que é o mais sociável. Entretanto, a rigor, o temperamento ideal seria nenhum, pois seria a pessoa com a “mistura perfeita”.

Os coléricos e os melancólicos sofrem em geral as descrições menos gloriosas: coléricos ouvem palavras como “agressividade” e os melancólicos então são descritos como maníacos depressivos. Mas até que ponto essas descrições são corretas ?

É bom ter em mente que palavras como “Agressivo” não descrevem nenhum temperamento. A agressividade é um atitude de ataque que vêm de situações contextuais (o carro quebrou e teve que andar a pé ao trabalho), de posições de insegurança ao defender temas delicados, de simples falta de educação (as pessoas que se acham superiores e que tem o direito divino de pisar nos outros), etc. Nenhum desses casos é exclusivo dos coléricos. A diferença é que um sanguíneo agressivo em geral ataca com as palavras, e tenta irritar os outros, o colérico pode até não fazer nada, mas ficará com uma puta vontade de dar um soco no focinho do cidadão…

Muito menos se deve considerar esse temperamento como “violento”. A violência é ferir ou destruir o outro, pode também vir de muitos fatores, como os instintos sádicos, falta de empatia, gozo pelo poder, etc. Um assassino por exemplo, pode ser de qualquer temperamento. Mas saber o seu temperamento nos ajuda a contextualizar seu comportamento. Um assassino colérico provavelmente vai ser passional e excessivo, um exemplo seria Ted Bundy. Um melancólico seria mais como o nazista que Ian McKellen interpretou em “O Aprendiz”. Um assasino sanguíneo provavelmente mataria suas vítimas com curiosidade infantil, como Jeffrey Dahmer, que além de comer os cadáveres, também injetava substâncias nas cabeças pois tinha a fantasia de criar “zumbis sexuais” !

Saindo então do estereótipo, uma boa descriçao do temperamento colérico pode ser encontrada nesse trecho do livro Temperament: astrology forgotten key. Pegando algumas frases e adicionando algumas das minhas, o colérico é aquele que

  • Exige muito mas também doa muito
  • Facilmente enxerga o mundo em preto e branco
  • Se identifica mais com o Cérebro do que com o Pink e acredita sinceramente que o mundo seria melhor se ele o dominasse.
  • Em geral não se descreveria como rude ou arrogante, e sim como sincero e direto.
  • Acredita na hierarquia, com ele mesmo no topo dela
  • Gosta e necessita de movimento
  • Pode se irritar em ambientes muito lentos
  • Gosta de desafios e competição
  • “Líder em tempos de guerra, ditador em tempos de paz”
  • Odeia a mediocridade
  • Não compreende o conformismo e a lentidão

Note entretanto que mesmo essa série de palavras chaves, usadas sem cuidado, correm o risco de também virarem preconceitos e estereótipos, use com moderação !

Exercício para Coléricos controlarem seu temperamento

Quando os coléricos se sentem especialmente agressivos, impacientes com o mundo que os cerca, esse exercício grafológico é interessante e tem resultados rápidos. Por mais ou menos dez dias, preencha uma folha inteira de papel AZUL com grupos de três bolinhas, dessa maneira:

A ordem correta é sempre 1) a bolinha superior, 2) a bolinha inferior direita, e depois a 3) bolinha inferior esquerda. Lembre também de desenhar todas no sentido horário.

Add to FacebookAdd to NewsvineAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Furl

Artigos relacionados

Qual planeta mostra minha personalidade ?

“Dá uma olhadinha no meu mapa ?”

Qual o meu regente ?

Pinochet

Anúncios
Marcado:
Posted in: astrology, Mapa natal