Como aprender astrologia ?

Posted on 5 de fevereiro de 2007

15


como aprender astrologia

Como aprendo astrologia ?

Como faço pra aprender astrologia ? Por onde começar a aprender ? É possível aprender astrologia gratuitamente ? Há cursos ou Livros grátis ? Que livro ler ? Pode recomendar um curso, quais são os melhores cursos de astrologia ? Qual é um caminho para um estudante virar um astrólogo ? Já recebi essas, e muitas outras perguntas relacionadas a esse tema, e por coincidência hoje recebi mais uma, então vou tentar estabelecer um pequeno “guia” para as pessoas em dúvida de como começar.

  1. astrologia se começa pelo básico
  2. errar é preciso, viver não é preciso
  3. escolha o tipo de astrologia ideal
  4. Cuidado com as ideologias expúrias
  5. Cuidado com os picaretas
  6. Tudo na vida é 90% transpiração

Por onde começar a aprender astrologia ? R: Astrologia se começa pelo básico !

É impressionante ver, dia após dia, como em astrologia as pessoas não começam pelo bê-a-bá: já vi pessoas que conhecem todos os aspectos, mesmo os de semiquadratura, que seu quiron recebe de plutão, ceres, ou Xena, a princesa guerreira, mas não sabem que sua vênus está em quadratura com Saturno ! Gente que é incapaz de falar qualquer coisa sobre um mapa astral sem antes consultar um plutão, o ponto médio entre ceres e asteróide Frank Zappa, etc, e o pior é que a maioria dessas pessoas ainda está “cru” nos princípios básicos…

Descartes colocou esse princípio faz muito tempo: “do mais simples ao mais complexo”. Em astrologia tradicional temos 12 casas, 12 signos, 7 planetas tradicionais e 5 aspectos. Esse esquema funcionou por muitos milhares de anos. Hoje em dia temos que contar os 3 geracionais + Xena, um número de asteróides que vai aos milhares, corpos totalmente imaginários como Lilith, Cupido, etc, isso sem falar dos pontos médios entre tudo isso !

Esse seria um mapa astral qualquer apenas com os 7 planetas e os aspectos ptolomeicos (clique na imagem pra aumentar):

 

carta astral tradicional

Agora veja a diferença quando colocamos os tradicionais, mais os geracionais, mais alguns poucos asteróides e também os aspectos menores, como semi-sextil.

 

novos planetas e aspectos

Agora veja o singelo mapa abaixo, com a função “ponha tudo que tiver”, e se prepare pra tomar um susto. Será que isso é realmente interpretável ?

 

dibujo.JPG

Todos os dias a gente vê perguntas do tipo “qual o significado da minha lilith em escorpião na casa 9”. Bem, cada um pergunta o que quiser, mas não seria mais lógico que essa pergunta viesse de alguém que já soubesse toda sua carta astral ? Ao contrário do que muita gente pensa, acrescentar um monte de elementos não vai ajudar sua interpretação, vai torná-la mais picareta: aprenda a interpretar algo usando apenas os 7 planetas tradicionais. Depois, a medida que sentir que os geracionais acrescentam algo, por favor, use-os se quiser, mas não comece usando um número gigantesco de corpos que você não domina. Baby steps

Intuição e Técnica na astrologia

Eu adicionei essa parte no artigo original porque quis discutir melhor o tema, então estou incorporando aqui o comentário da Gi: qual o papel da intuição, do “ver o todo” ? Como já discutimos antes, na astrologia atual parece dominar a abordagem “jack o estripador”… vamos cortar a astrologia em partes e interpretá-las separadamente, mesmo que se contradigam. Depois o problema da “síntese” fica com o pobre leitor, que nem sabe por onde começar.

Na parte 2 discutimos melhor a integração entre técnica e intuição: é óbvio que a intuição é necessária, mas depender dela não é bom. Sinal de que as coisas não estão bem. Acho que era a Lee Lehmann ou a Bernadette Brady que falava que ficava muito ofendida nas vezes que acertava uma previsão, e as pessoas, mesmo astrólogas, perguntavam se ela “tinha vidência”. Ela achava que era um insulto à sua técnica, e muitas vezes é mesmo.

Se você gostou desse artigo de astrologia, porque não entra em nossa lista de email? Você recebe novidades e outras coisas mais

Não perca a parte 2 desse artigo: “Qual o melhor método para se aprender astrologia ?”
Artigos relacionados