Mercurio Retrogrado

Posted on 15 de fevereiro de 2007

31


problemas tecnicos ?

“Desculpe, estamos com dificuldades técnicas pois mercúrio está retrogrado”

Mercúrio Retrógrado e em Peixes: problemas em dobro.

Ontem, 14 de Fevereiro, nosso querido Mercúrio começou a andar retrógrado. Mesmo pessoas que conhecem pouco sobre astrologia já estão acostumadas a ter mais medo de Mercúrio Retrógrado do que o Diabo da Cruz. Supostamente essa fase de mercúrio é uma versão menor do Bug do milênio.

Pessoalmente nunca fui afetado muito por esse tão temido planeta das telecomunicações, mas também nunca fui webmaster, telefonista ou similares… quem tiver durante esse período experiências ruins com mercúrio está convidado a desabafar nos comentário do tópico ! Com sorte teremos um período bem movimentado, já que mercúrio também calhou de cair em peixes, seu signo de exílio E queda ! Vale encomenda que se perdeu no correio, contrato que teve que ser refeito, etc.

Planetas Retrógrados

A retrogradação é um fenômeno que só ocorre do ponto de vista da Terra. No espaço os planetas continuam com o mesmo movimento de sempre, mas quando vistos da Terra, temos em certas partes do ano a impressão que o planeta está “caminhando pra trás” em relação às estrelas fixas.

A retrogradação afeta todos os planetas, com exceção da Lua e do Sol (que também é planeta em astrologia). Veja nesse site (en español) se você quer uma explicação mais técnica da astronomia da retrogradação.

Mercúrio fica retrógrado por volta de um mês, três vezes por ano. Os planetas mais lentos, Urano, Netuno e Plutão, ficam retrógrados metade do ano, por isso que não faz sentido quando alguém pergunta “o que significa meu plutão retrógrado”… e o pior é quando alguém explica coisas como “significa que você tem problemas com sua mãe”! É óbvio que está errado, pois metade da espécie humana tem Plutão retrógrado, e 100% tem problema com a mãe !

Na verdade a moda é dizer que o planeta retrógrado tem a ver com reencarnação. Para mim isso é “moda” no pior sentido da palavra. Não sei se reencarnação existe, mas a astrologia ocidental nunca teve conexão com esse conceito. Ou seja, quem fala que sim é porque inventou da própria cabeça (pode até estar certo, não nego, mas foi o autor que inventou, se falar que é conhecimento antigo tá mentindo). A única astrologia que tem o conceito de reencarnação incorporado em sua tradição é a védica, mas que eu saiba, a retrogradação não tem qualquer relevância nesse assunto, o que pra mim é mais um indicador que é modismo inventado.

Significado da Retrogradação

Uma curiosidade é que os planetas retrógrados têm significados astrológicos opostos na astrologia védica (da India) e na ocidental. Na Védica o planeta retrógrado é considerado como tendo grande poder.Já na ocidental, o “caminhar para trás” foi visto como um sinal de grande debilidade. Isso é chamado de “debilidade acidental”: ela não muda a “qualidade” do planeta, somente sua força.

Infelizmente, mercúrio também está no signo que é oposto ao seu domicílio. Mercúrio governa os signos de gêmeos e Virgem. Mercúrio gosta particularmente de Virgem, onde ele tem a regência e a exaltação. Estar no signo oposto, que é Peixes, é extremamente penoso para mercúrio. Imagine um contador que vai fazer o imposto de renda de uma empresa onde o dono é um hippie que não guarda os recibos e faz as contas em pedaços de papel reciclado feito em casa… Ou imagine um desses viciados em internet, geek, antenado 24 horas, passando o carnaval inteiro em retiro no mosteiro budista, dizendo “ommmmm” o dia inteiro…

Esse mercúrio em peixes age de maneira mais mal comportada, porque está num ambiente contrário a sua natureza básica. Isso é chamado de uma “debilidade essencial” porque abala a natureza de mercúrio.

(as pessoas acham que a única coisa que os planetas têm pra fazer é falar sobre a personalidade delas, por isso já vou dizendo que NAO, ter mercúrio em peixes não significa que a pessoa vai ser burra ou desorganizada… apesar que ela provavelmente não vai escolher uma profissão como contabilidade !)

O trânsito de mercúrio

Mercúrio é um planeta rápido, então a maior parte dos seus trânsitos não é lá muito significativo. Mas um pouco antes de ficar retrógrado, mercúrio vai ficando lento até parar e começar a andar pra trás… Isso significa que ele fica na mesma região por um tempo consideravelmente maior. O ponto em que mercúrio ficou paradinho, a “estação” foi em 10 de Peixes. Se você tem algum planeta em conjunção ou oposição a esse ponto, é provável que você sinta algum efeito.

Outra maneira, mais difusa, de ver os efeitos de mercúrio é pela casa que ele rege no seu mapa. No meu mapa mercúrio está regendo a casa 3, o que talvez explique porque ultimamente estou leeeeeeeento para escrever… mas não garanto que isso seja válido para todo mundo🙂. A Nina Gryphon também comenta sobre os retornos de mercúrio, conceito que eu particularmente não uso.

Uma coisa que os paladinos de mercúrio retrógrado defendem, é que é um bom momento para “dar ordem na casa”, e organizar informações antigas, etc. Por vias das dúvidas vou seguir o conselho, então nos próximos dias devemos ter alguns tópicos que eu prometi continuação e não cumpri ainda.🙂

Artigos Relacionados