Seu planeta está com Aversao ?

Posted on 27 de março de 2007

5


http://dimitris.glezos.com/photos/369-5/aversion.jpg

Os planetas tradicionais têm um estado especial chamado aversão, que é uma condição muito negativa da astrologia helenistica, que foi praticamente esquecida em nossos tempos. Saber se um planeta está ou não em aversão é importante para se delinear de maneira eficiente um mapa astral, porque nos ajuda a determinar se existe realmente uma relação entre um planeta e uma casa.

O que é aversão ?

A aversão acontece quando um planeta não aspecta seu próprio signo. Isso acontece quando esse planeta está em um signo que está na posição 2, 6, 8 ou 12, relativa ao signo que rege.

Lembre que a ordem dos signos é Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

Por exemplo, Marte rege áries. Marte não aspecta Áries quando está nos seguintes signos: Touro (posição 2 a partir de Áries), Virgem (posição 6), e Escorpião (8) e Peixes (12).

Lembre que essas posições são relativas ao signo inicial. Assim, o segundo signo a partir de Touro é Gêmeos, etc.

Faça o seguinte exercício: quais os signos que estão em aversão ao signo de Leão e ao signo de Capricórnio ? (Respostas no final do artigo).

A importância dos aspectos

Aspectos são relações entre dois planetas, ou entre um planeta e uma casa. Na astrologia grega, e também na astrologia védica, os aspectos entre os planetas se dão por signo inteiro. Isso significa que se um planeta está em 2 graus de Áries e outro em 29 de Leão, mesmo assim eles estão formando um trígono, pois os dois planetas estão em signos de fogo.

Quando um planeta está em um signo que não aspecta outro planeta ou casa, se diz que esse planeta está em aversão a esse signo ou casa. Isso significa que ele não tem assuntos com ele, já que pra todos os efeitos esse outro planeta está “invisível”.

O mesmo acontece quando um planeta está “combusto”, ou seja, muito perto do Sol. Ele está “cego” pela luz do Sol, e assim está em aversão com todos os outros planetas e casas.

E os aspectos menores ?

Foi Kepler que retirou a base dos aspectos, que se firmava nos signos, e a transformou numa base “geométrica”. Assim, o trígono não deveria ser mais baseado em relações entre dois signos do mesmo elemento, e sim numa relação geométrica de 120o. É por isso que hoje em dia os astrólogos olham tanto os “aspectos fora de signo” coisa que devia ser usada com extremo cuidado.

Kepler também inventou outros aspectos chamados de “menores” ou “não ptolomeicos”, como o quintil. E, como diz o ditado, depois que a “porteira foi aberta”, a boiada desandou, e se criaram como 15 outros mini-aspectos, como semi-sexquiquadratura !

Quase todos desses aspectos menores acontecem entre signos que estão tradicionalmente em aversão, e portanto não tem assuntos um com o outro. Hoje em dia, até mesmo astrólogos modernos, como o Dymock Brose, estão largando esses mini-aspectos: “se você quer fazer previsões concretas, veja os aspectos maiores, que mostram os grandes acontecimentos” (ou algo assim, estou escrevendo de memória).

A metáfora do Administrador

Vamos novamente pensar no jogo de monopólio ou Banco Imobiliário pra representar os signos. Cada signo, por exemplo Áries, é uma casinha, e tem um dono, no caso de áries é marte.

Vamos pensar que Áries são os Estados Unidos e Marte é Bush. Quando Bush (Marte) está em seu próprio país (áries) está muito forte, pois todos o conhecem e ali ele manda.

Quando Bush está em outro país, pra uma reunião, ele já tem um poder de mando extraordinariamente limitado, apesar de palpitar muito nos aspectos relativos à própria segurança. Mas o importante é qeue ele ainda governa os Estados Unidos.

Mas o que acontece se o Bush, ou o Bill Gates, etc, se encontra numa ilha do Caribe, tirando suas férias, e de repente vem um furacão e cai a eletricidade, o Rádio, a Internet ? Durante esse período, mesmo que por algumas horas, o Bush está “cego” para o seu país, e não pode dirigí-lo. Pode acontecer o que acontecer, durante esse período ele não pode fazer nada.

Um planeta em aversão é como um barco num nevoeiro.

Fatores que diminuem a aversão

Existem diversos fatores que diminuem a aversão, como por exemplo antiscia, coleção ou translação de luz, e vários outros. Ou seja, mesmo que um planeta esteja em aversão a outro planeta ou signo, existe uma saída. No entanto, é sempre bom considerar a aversão como um fator importante na delineação.

Importância na escolha dos significadores

Antes de concluir coisas como “a casa 11 dos amigos está em libra, o regente da casa 11 é portanto vênus, e vênus está em sua exaltação em Peixes, assim você tem bons amigos, muito festeiros” é bom pensar no conceito de aversão.

Se vênus não consegue “ver” a cúspide da casa 11, ela terá muito pouco a dizer sobre os assuntos da casa 11. Lembre do exemplo do Bush sem celular… o que ele pode afetar os assuntos do EUA se está sem seu telefone ? O mesmo vale para Vênus, que apesar de muito forte, está impotentente para afetar a casa 11 e seus resultados.

Assim, antes de concluir que vênus fala sobre “amizades” é bom ver se não há algum outro regente que aspecte a casa 11.

Ver o estado bom ou mal de uma casa

Novamente no exemplo da casa 11, queremos ver se você vai ter amizades e se elas serão boas, más, longas ou curtas, etc. Como ter o regente em aversão à casa é considerado como uma aflição, prevemos que haverá problemas. Não significa que tudo será mal, mas é um indicador de problemas nessa área, que podem ou não se concretizar dependendo de outras indicações.
Vamos supor que existe um maléfico, digamos saturno, em Sagitário. O regente de Sagitário é Júpiter. Se Júpiter estiver em aspecto com Sagitário, Saturno será obrigado a se “comportar”. Mas se Júpiter não consegue ver o próprio signo, então é aí que “os ratos fazem a festa”.

Ver a relação entre partes da vida

Vamos supor que você encontrou o planeta que representa você e o planeta que representa sua esposa. Se os dois estão em aversão, isso pode representar problemas de “comunicação” entre os dois planetas. A maneira como isso vai se manifestar depende da carta. Para algumas pessoas pode representar um casamento ruim, para outras até mesmo ausência de casamento (por isso a importância de ver outros fatores).

Resposta do Exercício

Os signos que estão em aversão a Leão são Virgem (posição 2 a partir de Leão), Capricórnio (posição 6), Peixes (8) e Câncer (12).

Os signos que estão em aversão a Capricórnio são Aquário (2), Gêmeos (6), Leão(8) e Sagitário (12)

Artigos Relacionados

Anúncios