A motivacao Principal

Posted on 6 de abril de 2007

11


 

cat-n-mouse.jpg

Muitas vezes vemos iniciantes perguntando coisas que parecem muito estranhas, extraordinariamente especializadas como “o que significa meu quiron na casa 9 ?”. Oras, era de se esperar que, se a pessoa já está preocupada com asteróides e outros pequenos corpos mais ou menos irrelevantes, que ela já seria o Ás da interpretação. A experiência mostra que não é bem assim, bem o contrário, na verdade.

Eu pessoalmente culpo a ênfase que a astrologia moderna põe na intuição, desprezando o método: seria como você entrar num curso de contabilidade e ao invés de aprender o que significam as partes de um Balanço, você aprender a “sentir” os aglomerados de números. Mas se despreza que um iniciante precisa basicamente de uma ordem na qual possa organizar seus aprendizados, até poder sair do ninho e dar seus próprios vôos.

E é isso que o método oferece para os candidatos à astrologos, uma maneira de, como diria Frawley: “utilizar aquele método trivial de começar pelo início e prosseguir até o fim, passando pelo meio”.

Acredito que um método que é adequado para que os iniciantes estudem e estruturem seu conhecimento é o método da “Motivação Principal” ensinado por Zoller. Esse método permite que as pessoas se acostumem a olhar um mapa com ordem e estrutura, e não indo diretamente a stelliums, “dedos de deus” e outras arbitrariedades ensinadas nas últimas décadas.

O Ascendente e a Motivação Principal

Robert Zoller ensina esse método, mas apesar de ele ser conhecido como um astrólogo medieval, não tenho certeza que esse método seja medieval, aparentemente quem o ensinou foi seu professor Zoltan Mason, um místico estaodunidense. Se há antecedentes mais longínquos eu não sei.

Todo ser humano tem uma força que o motiva, que pode ser encontrada a partir do seu ascendente. O signo que se encontra no ascendente nos informa qual a natureza básica dessa pessoa e de sua motivação, já que o ascendente naturalmente representa o corpo físico e emocional.

Primeiro esqueça a história de “signo solar”: o signo solar nunca foi considerado como sendo a última palavra em qualquer assunto relativo à personalidade.

Em segundo esqueça as palavras-chaves muito estereotipadas sobre os signos: “você tem virgem no ascendente, então é trabalhador e meticuloso”. A abordagem aqui é mais sutil e profissional, já que Zoller não é uma “otoridade” que aparece no Fantástico… estamos falando de um cara que leu o livro, não é do tipo que leu a capa do resumo.

Signos quentes e frios

Esqueça o “yin” e “yang”, que são adequados para o I Ching: na astrologia o conceito é “quente” ou “frio”. Todos os signos se dividem assim, os signos impares (áries, gêmeos, Leão, Libra, Sagitário e Aquário) são considerados quentes ou masculinos, e os outros são considerados femininos ou frios.

Os signos masculinos são divididos em signos de fogo (quente e seco) e ar (quente e úmido), enquanto os signos femininos são os de água (frio e úmido) e terra (frio e seco).

Os signos masculinos são motivados pelo Desejo: eles buscam, querem, agem. Sua motivação é orientada mais externamente e são mais ativos. Os signos de Ar buscam naturalmente pelo mundo social e intelectual. Os signos de Fogo orbitam em torno de questões de poder.

Os signos femininos são mais reativos às circunstâncias exteriores, ou seja, eles buscam a Segurança: os de Água buscam principalmente a segurança emocional, e os de Terra buscam a segurança material.

Aviso importante: Por favor não misture essas caracterizações com o vocabulário picareta de Recursos Humanos como “pró-ativo”… aqui estamos tentando intepretar uma carta, e não fazer julgamentos tolos de valor baseados em “Você SA” e Capricho.

Signos Cardinais, Fixos ou Mutáveis

Os signos também são divididos em cardinais (áries, câncer, Libra e Capricórnio), Fixos (Touro, Leão, Escorpião e Aquário) e Mutáveis ou Comuns (os demais). Os signos cardinais exercem ou liberam, os fixos concentram, e os mutáveis alternam entre um ponto e outro.

Assim, por exemplo, todos os signos de Ar serão relacionados com contato humano e/ou intelectual… mas o signo de Libra é expressivo, então é mais relacionado com o contato com o mundo externo (diplomacia, cortesia), enquanto Aquário concentra o conhecimento, e Gêmeos gosta de variar entre um extremo (concentração) e outro (divulgação) e graças a isso pegou fama de ser “comunicador”.

Exemplo com Ascendente em Áries

Um exemplo, suponha uma pessoa como ascendente em áries. Áries é um signo masculino, portanto é orientado pelo Desejo: ele busca e age, mais do que reage. É um signo de fogo, então a sua motivação vai estar orientada por motivos de poder. Como é um signo cardinal, podemos prever que suas ações para concretizar sua motivação serão focalizadas no mundo externo, ativas, exercendo o poder, e não tentando concentrá-lo (como Leão). Assim, dizemos que o foco principal de áries será por temas como independência e individualidade.

Nota importante 2: Nunca use os planetas transaturnianos (urano, netuno e plutão) como regentes dos signos ! Use os regentes corretos (tradicionais): escorpião é regido por marte, aquário por saturno e peixes por júpiter.

As ações: a maneira como a motivação se concretiza

Encontrar apenas a motivação é muito básico, precisamos saber para onde a energia é concentrada e como ela se manifesta. Isso é verificado simplesmente olhando para o regente do ascendente.

No caso de Áries, o regente é marte, então vemos em que signo e casa marte se encontra. Seu estado por dignidade essencial (está em um signo que tem poder), dignidade acidental (está numa casa boa ou não) e por outras circunstâncias (está bem aspectado pelos benéficos ?).

Para exemplificar, vamos pegar uma carta do presidente que todos adoram analisar: George W. Bush

Exemplo: Georgito

Ascendente está em 7 de Leão. Leão é um signo masculino, movido pelo desejo. É de fogo, ligado ao poder, e é de natureza fixa, que concentra, então podemos dizer de maneira genérica que sua motivação principal gira em torno de suas tentativas de concentrar poder ao seu redor (Dãhhh).

george-bush.jpg

carta natal de George Bush (clique para aumentar)

Fatores que podem afetar sua maneira de ser são os planetas na primeira casa: mercúrio e vênus. Esses dois podem dar um caráter falastrão (mercúrio num signo de fogo) e sociável expansivo, com ênfase no colorido (lembre que Georgito foi Cheer Leader !).

Mas como essa motivação se expressa ? O regente de Leão é o Sol, que está na casa 12 (magia negra, auto-destruição, inimigos secretos), enquanto aplica a Júpiter e Saturno (separa de marte). A motivação de Bush se expressa através de ações muitas vezes auto-destrutivas (sempre teve problemas com a Marvada), secretas, vingativas ou pelo menos “fora do palco”. São caracterizadas pelo exagero (quadratura com Júpiter) e pelo criticismo, dúvidas, medo (Saturno em câncer). Como o Sol está em câncer, também podemos prever um tom muito emocional nessas ações, 8 ou 80, você concorda comigo em tudo ou é meu inimigo.

Exemplo: Ana Maria Braga

Ascendente em Câncer, signo feminino, que necessita portanto de segurança. Como é um signo de água, necessita segurança emocional. Como é um signo cardinal vai criar no seu exterior as condições para tentar atingir esse objetivo.

ana-maria-braga.jpg

A maneira como busca atingir sua motivação é mostrada pelo regente de Câncer, a Lua, exaltada em touro na casa 10. Um luminar na casa 10 exaltado é indicador de possível fama. Suas ações são voltadas para o mundo exterior, para a carreira.

Não conseguiria imaginar um indicador melhor para uma pessoa que ganha a fama com programas de “utilidades do lar” que a lua (dona de casa) em touro (a beleza material concreta). É uma mulher muito voltada para suas necessidades, e se não fosse pela exaltação, diria que é uma mulher com muito medo do futuro. Mas no caso temos que concluir que realmente ela sabe agir pelo que necessita (signo cardinal no ascendente), e sabe concretizar as coisas (regente num signo fixo).

Lembretes finais

Espero que o conceito tenha ficado claro… mas a análise de Zoller não se limita a conceitos mais psicológicos como motivação… você pode usar essa análise para o seu MC, e verificar como sua carreira esta´orientada, ver a parte da fortuna para ver como se orienta sua vida financeira, etc.

Lembre de nunca concluir nada sem ver outros fatores, como planetas no ascendente, a parte do espírito, o temperamento, a Lua e mercúrio… por exemplo, no caso de Bush, a análise é fácil por ele ser um colérico, ou seja, seu temperamento é muito adequado aos impulsos do ascendente. O temperamento de Maria Braga é mais ambiguo, algo entre o sanguineo e o melancólico, tornando mais dificil prever, com esse método, pra que lado vai o navio.

Artigos Relacionados