Júpiter

Posted on 16 de abril de 2007

10


 

zeus_01.jpg

Continuando nossa série de estudos sobre os planetas, nossa próxima parada é Jupiter. Na mitologia greco-romana Júpiter era o senhor dos raios e trovões e rei dos Deuses. Mas se você tem lido essa série, já deve ter percebido que, ao contrário do que muita gente prega, não se aprende astrologia lendo as edições ediouro de mitologia grega !

Muito menos você vai entender o significado de Júpiter se ficar preso em palavras-chaves tontas como “expansão”: isso é astrologia moderna, tem muito pouco a ver com o significado verdadeiro de Júpiter.

Júpiter é o segundo planeta de movimento mais lento, só perdendo pra Saturno. Enquanto Saturno é o grande maléfico, Júpiter é o grande benéfico. Por que grande benéfico ? Porque ele representa as coisas boas da vida, num sentido mais vital e espiritual que vênus. Em astrometeorologia ele é o planeta do “bom tempo”, mas não no sentido de quem vai à praia, e sim no sentido do fazendeiro: traz grandes e férteis chuvas.

Júpiter é fértil, benéfico, quente e úmido, rege o temperamento sanguíneo, representa a religião e a sabedoria, no corpo é o fígado, também as doenças no sangue e nos quadris,  assim como ouvido esquerdo, seu metal é o estanho e suas pedras o topázio, ametista, safira e o mármore; representa os nobres e os ricos, juizes, senadores, bispos, médicos, estudantes universitários, advogados, etc; suas cores são os tons azulados e púrpura (cor da realeza) e seu sabor é o doce; seus lugares são as universidades, cortes de justiça, templos, igrejas, etc. Em personalidade representa as pessoas magnânimas, otimistas, honorável, desejosa de justiça…. em seu lado negativo as pessoas hipócritas, exageradas, gastadoras, “donas da verdade”, etc. Seu dia é a quinta-feira.

Essa é uma grande lista, fácil de decorar, mas mesmo assim muito grande ! Para aprender a usar essas listas de maneira mais “orgânica” eu tenho usado a comparação dos planetas dois-a-dois.

Júpiter e Saturno 

São os dois planetas mais lentos do zodíaco.  São as fundações lentas, que governam os movimentos sociais. A cada 20 anos os dois entram em conjunção nos céus, e esse movimento é a principal ferramenta da astrologia mundana, que trata desde terremotos até transformações políticas, o surgimento de impérios, etc.

Um exemplo seria na magia, wicca, etc… em muitos livros se escreve que o mais apropriado planeta para invocações relativas à dinheiro seria júpiter. Apesar de ser verdade, muita gente, como Moloch, sugere que isso só é útil para dinheiro que você já tem, e que demora muito para crescer… o dinheiro novo é regido pelo Sol, símbolo do movimento. Júpiter seria mais apropriado para coisas de longo prazo, como conseguir um novo emprego.

Júpiter e Saturno são sempre uma contradição em um mapa. Um representa a nobreza, outro os pobres. Um representa a “benção divina” que nos cai dos céus, e que achamos que merecemos e outro representa a “justiça divina” que pensamos que é para os outros. Têm em comum a lentidão e o fascínio pelo estudo das coisas que transcendem o material.

Júpiter e Sol

Aqui temos dois planetas que tem uma simbolização de fama. Principalmente quando estiverem em casas angulares, em trígono, etc, essa pode ser uma indicação da pessoa saindo do seu círculo para ser conhecida (não estou dizendo que isso vai te fazer ganhar um oscar ou o nobel !)

Júpiter e Lua

Lembre que Júpiter e Lua dividem o mesmo signo, o maternal câncer. A lua rege a câncer e júpiter é a exaltação de câncer. Os dois são planetas úmidos, férteis, e por isso os dois representam prole e fertilidade.

Lembre-se que estou falando apenas em termos dos “significados naturais”… por exemplo, numa carta noturna, um aspecto da Lua para júpiter tem mais ou menos o mesmo significado que o de Sol-Júpiter !

Júpiter e Mercúrio 

Júpiter rege Sagitário e Peixes, e é oposto aos signos de mercúrio (gêmeos e virgem).  Ou seja, eles têm significações praticamente opostas: enquanto júpiter representa tudo que é grande, mercúrio representa o pequeno… júpiter é o princípio da liberdade, mercúrio representa o servilismo (o mensageiro dos deuses, mercúrio tem jubilo na sexta casa, do trabalho duro e escravos).

Basicamente os dois estão relacionados a conhecimento… Mas júpiter representa o conhecimento “profundo”, entregado pelas musas e pelo espírito, enquanto mercúrio está relacionado ao que chamaríamos de “habilidades cognitivas”: analisar, classificar, catalogar, relacionar, experimentar, etc.

Artigos Relacionados

Anúncios