Astrometeorologia

Posted on 24 de abril de 2007

2


goes_ecan_1070_100.jpg

Uma das partes mais antigas da astrologia é a astrometeorologia, que é obviamente a astrologia de previsão do clima, e faz parte da astrologia mundana.

A astrologia moderna hoje em dia se concentra apenas em aspectos “psicológicos”, inclusive quando analisa astrologia política, e portanto não é de se admirar que aspectos que não respondam bem a essa análise tenham sido esquecidos. Afinal de contas, ou chove ou não chove, dificilmente alguém pode jogar a culpa do seu erro no livre arbítrio das nuvens.

Além disso, as pessoas que ganham a vida com astrologia em geral o fazem a partir de consultas pessoais, e poucas pessoas então se preocupam com qualquer coisa que esteja fora dessa esfera dos dramas pessoais. Uma exceção à regra é a Carolyn Egan, que entre outras coisas faz previsões do tempo para fazendeiros, turistas e para agendar cerimônias de casamento.

Como prever o tempo?

A astrologia moderna se preocupa apenas com o tempo exato dos acontecimentos. Por exemplo, no caso dos tiroteios na Universidade de Virginia, semana passada, com certeza milhares e milhares de astrólogos levantaram a carta do exato momento que o crime aconteceu, e dai começam a levantar uma série de coincidências que encontram no mapa. Ora, como já escrevemos antes, fazer previsões depois do fato é tarefa no mínimo ociosa, em geral apenas satisfazendo um desejo de lustrar o ego do astrólogo: toda a questão astrológica se resume em se realmente os elementos encontrados seriam suficientes para se dar um alerta antes que o fato acontecesse.

E a resposta para isso obviamente é um sonoro não. Por que ? Porque o método é demasiado primitivo. Alguém realmente tem tempo para analisar todos os dias todas as configurações que aparecem, incluindo uma centena de partes arábicas, pontos médios, etc ?

É por isso que os antigos, mais sábios, não se ocupavam dessas cartas de evento espúrias, e baseavam suas previsões em algumas cartas principais, chamadas cartas mundanas, que tem uma correlação natural com o fluxo “macro”: elas são as cartas dos ingressos solares, dos eclipses e das luas cheias e novas.

Regras Básicas de Astrometeorologia

Algumas regras muito básicas estão resumidas no site skyscript. Basicamente se olha as cartas mundanas de longo prazo, como as dos ingressos e eclipses, e vai se refinando com as características das cartas de curto prazo, como as das luas novas, por exemplo. Se olha principalmente para a casa 4 do mapa, que representa o terreno, o solo do país. Secundariamente se olha a casa 1, e uma resposta complementar ainda se acha nas casas 7 e 10.

Os signos dão sua influência (por exemplo os signos de fogo são relacionados ao clima quente e seco). Existem planetas secos (marte, saturno e sol) e úmidos (lua, vênus e júpiter). Os maléficos (marte e saturno) costumam trazer tempo ruim, marte está associado com tempestades e trovões, Saturno com frio e nevoeiro. Os benéficos trazem tempo bom, mas lembre que é tempo bom de fazendeiro, e não de turista ! Qualquer coisa faz com que Júpiter derrame suas águas sobre a terra !

Deve-se observar a natureza do signo na cúspide da casa 4, e também dos planetas que fazem aspecto com essa cúspide, além é claro do regente. Existem partes arábicas especificas para o clima, e não se deve negligenciar a influência de estrelas fixas no ASC ou no IC.

Livro de Astrometeorologia

David é um astrólogo bem conhecido em Porto Rico, principalmente porque ao contrário de nossas “otoridades” brasucas, ele vai a TV e faz suas previsões antes das coisas acontecerem, ao invés de explicar elas depois do fato consumado. Que conceito curioso, não ? Ele escreveu um livro em pdf de astrometeorologia resumindo os conteúdos dos clássicos tradicionais de astrologia.

Astrometeorologia não é minha praia. Acerto às vezes, mas metade do tempo vejo sol quando está caindo uma chuva em bogotá que deixaria Noé com nojo. Mas David tem feito boas previsões, que ganharam uma boa fama já que Porto Rico está constantemente sob o efeito de furacões e tempestades tropicais.

O livro dele se chama: Astrometeorology – A Collection of Traditional Methods of Judging and Forecasting Weather e é em inglês. Alguns dos capítulos são:

* The Nature of the Planets
* The Influence of the Signs
* The Nature and Qualities of the Seven Planets
* Lunar Mansions and Weather Influence
* Aphorisms relating to weather
* Dichotomies or the Four Figures

O livro custa 20 doletas e David está doando metade do preço de capa para o astrólogo Robert Zoller, que está com problemas de saúde, já que é vítima de Parkinson, e aparentemente está em casa de amigos, em situação grave.

Para quem quiser saber mais, eu coloquei aqui o link para o demo do livro do David, com algumas páginas do livro.

Quem quiser comprar o livro na versão completa pode comprar com ele através de Pay Pal. Entre em contato com ele em  david@astrologiaholistica.com

Artigos Relacionados

Anúncios