Chegou o frio !

Posted on 29 de maio de 2007

5


 frio.jpg

Aqui em Bogotá, o clima tá sempre na mesma: mais pro frio, fechado e poluído. Mas  na parte Sul do Brasil o clima não ajuda: bastante frio e aparentemente vai piorar.

Não entendo muito de astrometeorologia, mas na dúvida queria tentar algumas técnicas para ir aprendendo. Ou seja, tenham paciência, porque aqui são mais minhas notas de estudo.

ingresso2007.jpg Clique na figura para ampliar

Essa carta é feita para o momento em que o Sol entra no primeiro grau de áries. O aspecto mais relevante para o estudo do clima é a casa 4. Vemos que a casa 4 está em aquário, com marte dentro dela, conjunto a netuno e oposto a Saturno. A casa 4 também sofre uma quadratura ampla de vênus em touro.

Apesar de Aquário ser um signo de ar, e portanto úmido e quente, no livro do David a descrição é de “tempo frio com muita água e tempestades”. O regente é saturno, que é por natureza frio, apesar de que está em Leão, um signo quente. Marte é quente e seco, mas “em aspecto a planetas úmidos, marte traz muitas chuvas e tempestades”. Além disso, o contato de marte com vênus promete muita precipitação durante o verão, e durante o inverno, neve (o que só é válido em algumas regiões do Brasil,  obviamente).

Por outro lado, Saturno angular também promete secas (talvez no Norte do país ? Leão é signo do norte), muitos ventos e “corrupção do ar”. Marte em aquário é dado como trazendo muita chuva e neve, e instabilidade. Marte num signo sul traria um verão muito quente.

De uma maneira geral os maléficos trazem tempo ruim… a oposição de marte e saturno traz muito frio no inverno e muito calor no verão, e muitas tempestades o ano todo.

Afinando os ponteiros

O ingresso solar, na previsão do tempo, só dá o pano de fundo contra o qual comparamos os movimentos menores, procurando por movimentos contra ou a favor da tendência geral. Para movimentos menores, se usam outros ingressos e também a luas novas e cheias.

Aqui tenho sérias dúvidas de como interpretar. Mas a carta do ingresso solar em gêmeos tem o IC (a cúspide da casa 4, que indica o clima) em virgem, conjunto ao nodo sul, que tem influência saturniana, portanto fria. Mercúrio em gêmeos em geral é tempo bom, mas está em oposição a Jupiter, e os dois fazem quadratura com o IC. É possível que isso explique as mudanças de tempo: Júpiter em sagitário pode dar invernos fortes, mas o mais provável é que indique mudanças súbitas de clima, o que é ressaltado por urano angular.

Já  a carta do último quarto crescente mostra que o IC voltou para o signo de aquário, com Netuno quase conjunto esse IC, realizando a promessa de frio e muita umidade.

Lembre que esse é apenas um estudo: só a experiência pra dizer se essas regras realmente podem ser usadas para prever, e não apenas para oferecer explicações pos facto.

Artigos Relacionados

Anúncios