Faunas de astrólogos

Posted on 31 de maio de 2007

5


birthb.jpg

A Nina Gryphon em sua página, fez uma sessão com características de bons e maus astrólogos. Claro que ninguém é obrigado a concordar com ela, mas mesmo assim é divertido ver a listinha com que ela destila seu veneno, ao qual eu tive o prazer de adicionar a minha própria peçonha.

O vendedor

Você vai encontrar esse sujeito ou na internet ou nas páginas amarelas. Sua página é basicamente propaganda pessoal de grandes feitos que ele supostamente fez, mas nunca declarou em público. Te informa imediatamente que você está num momento de desenvolvimento espiritual fantástico, mas que precisa de alguém para orientá-lo.  Tem pacotes preparados para tudo e sabe muito de marketing.

Dr. Chora no meu ombro

Nada na sua vida é sua culpa. Todos estão errados menos você. Seus pais realmente ferraram sua vida. Você no fundo é um curador ferido. As pessoas ao redor não entendem a sua profundidade emocional e sua criatividade e sensibilidade.

Dr. Freud e Dr. Jung

Provavelmente nunca leram um livro assinado pelos dois, muito menos têm preparação analítica adequada, mas se acham no direito de exercer a terapia e dispararão palavras como Id, Anima, Inconsciente Coletivo e Sincronicidade.

O Preconceituoso

Esse acha que a vida de todos está errada, e todos deviam seguir o seu padrão moral. Ele desaprova sua vida e seus problemas e tentará provar, pela leitura, que sua vida está totalmente condenada.

O Guru 

Esse é fácil. Se ele cobra os olhos da cara, aparece em programas de TV, passeia às vezes pelo orkut apenas para ser reconhecido pela beleza dos seus olhos, você tem um guru, que eu gosto de chamar de “otoridade”. Outra forma de reconhecer é contar a quantidade de macaca de auditório que corre atrás e elogia cada palavra de sabedoria. Guru sem macaca não é guru.

O AstroVidente

A pessoa obviamente não tem culpa de ser vidente e astrólogo: mas será que pode ser os dois ao mesmo tempo ? E quando ele chega a uma conclusão, o que ele está usando ? Técnica ou vidência ? Enquanto o tarot é muito sensível à intuição, a astrologia é bem menos, já que o mapa não se adapta ao leitor.

Respeito a intuição, mas como diz a Bernadette Brady, a intuição não funciona todo dia, seja de sol ou nublado, e a técnica sim.

Outras faunas e floras

Se o fiel leitor conhece  mais algumas figuras fáceis para completar o álbum, por favor coloque abaixo no comentário. A fauna é com certeza quase infinita, entre outros eu me lembraria de alguns tipos:

  • o assassino serial: em qualquer mapa ele vê morte e suicídio – aparentemente odeia todas as pessoas e quer que morram rápido.
  • o dramático – sempre vê coisas dramáticas ocorrendo para “o ano que vem” – ou é casamento ou morte, nunca existe o tédio.
  • o leitor de Foucault e Wittgestein – esse tem um monte de amigo psicanalista pós-moderno, hiper super gente fina, e vai te falar sobre a alegria do ser e a desconstrução da hermenêutica do ser. Provavelmente te dará como lição de casa ler a Bachelard.
  • O guardião da moral – esse não é um astrólogo per si, está apenas pelos fóruns de astrologia para garantir que as pessoas que tenham direito a falar sejam apenas as verdadeiramente espiritualizadas como ela.
  • etc, etc

Artigos Relacionados