Quem tem medo do Retorno de Saturno ?

Posted on 5 de junho de 2007

17


grito.jpg

Tem duas coisas que as pessoas com conhecimento básico de astrologia morrem de medo: mercúrio retrógrado e retorno de Saturno. Para quem tem mais medo de Saturno do que do Capeta, o artigo tem a função de trazer um pouco de água fria.

O que é o retorno de Saturno ?

Todos os planetas “caminham” sobre o zodíaco, um círculo imaginário no céu, dividido em 12 partes iguais chamadas signos. Como cada um tem uma velocidade diferente, cada um demora um certo tempo para dar uma volta completa no círculo. O mais rápido é a Lua, que demora apenas um mês, e o mais lento é Saturno, que demora 29-30 anos para dar uma volta completa. Essa volta completa de Saturno, para a mesma posição que estava no seu nascimento, é o chamado “Retorno de Saturno”.

Por exemplo, eu nasci com Saturno em Câncer, no ano que Saturno voltou para câncer, foi o meu Retorno de Saturno, que para todo mundo sempre caerá na época dos 29-30 anos.

Saturno o grande maléfico

Por que surgiu toda essa ênfase nos horrores do Retorno de Saturno ? A interpretação mais óbvia é que Saturno é o grande maléfico, ou seja, o planeta mais dificil de se lidar, mesmo que em algumas cartas ele pode se tornar um benéfico circunstancial. Você pode aprender mais sobre Chronos, leia esse artigo sobre Saturno.

É claro que a astrologia moderna não acredita mais que alguma coisa possa ser “má”, então se você buscar por Retorno de Saturno na Internet, aposto que a grande maioria dos artigos serão conselhos para se “viver de maneira produtiva” o Retorno, e aprender as “lições de estrutura e disciplina” do senhor do tempo.

O retorno de Saturno é uma técnica eficiente de previsão ?
Não. O Retorno ocorre para todas as pessoas na mesma época da vida, e como regra geral, tudo que em astrologia ocorre para todas as pessoas, não é específico suficiente para servir de método de previsão.

Por exemplo, isso acontece com a firdaria: todas as pessoas da mesma idade tem o mesmo planeta como regente de certa época da vida*. A diferença é que a firdaria é interpretada de acordo com o mapa natal, ou seja, em que casa está, que casas rege, com que planetas faz aspecto. E Saturno ? Saturno tem sido interpretado pelos modernos apenas como “disciplina” e por isso o resultado é extraordinariamente ambíguo, para dizer o mínimo.

Ou seja, absolutamente tudo na vida pode ser classificado como “experiência de crescimento”. Um filho é experiência de crescimento, mas uma morte na família também é, doença também, etc. E um conceito que significa tudo, na prática não significa nada: se em uma pessoa significa promoção e na outra significa ser despedido, como podemos de maneira honesta falar que os dois casos são resultado apenas do Retorno de Saturno ?

Veja que não estou descartando a importância do Senhor Saturno Soturno. Os védicos por exemplo usam os Retornos SAturninos como medida de fase da vida… por exemplo alguns mantras são recitados de maneira diferente, dependendo se você já passou pelo seu Retorno ou não.  Mas aqui a importância é mais espiritual do que preditiva.

Saturno como “experiência construtiva”

Acredito que Saturno ganhe cada vez mais ênfase em seu retorno de 30 anos porque hoje em dia vivemos em uma “sociedade adolescente”, na qual a adolescência se extende até quase os 30. Tanto quanto eu saiba, somos a única cultura que já viu algo parecido com a “crise dos 30”, e por isso creio que a base não é universal, e sim sociológica.

Aos 30, a maioria das pessoas de classe média está finalmente conseguindo seus empregos mais estáveis, mas também estão sentindo que estão “ficando velhas” porque a cultura consumista é voltada para o adolescente. Quando você tem 30, já não é mais público-alvo. Assim vemos o caso dos “jovens saudosistas”, fazendo “Baile da saudade” relembrando o ano 2000 !

E, novamente, uma coisa que vale para todo mundo, na prática não vale para ninguém.

O Retorno de Saturno na Revolução Solar

Existe uma técnica mais séria, chamada Revolução Solar, que é basicamente o retorno do Sol à sua posição natal. Nessa técnica, o retorno de um planeta a sua posição natal é muito importante. Ou seja, o trânsito de um planeta sobre um planeta natal, que se dá no dia da RS, é considerado como sendo válido para o ano todo, mesmo que seja um planeta rápido como a Lua.

Essa é uma forma para realmente saber se o retorno de saturno vai ter efeitos reais ou não, e não ficar apenas na papagaiada. Para quem entende os princípios de análise do Retorno Solar, deixo aqui umas dicas de como analisar o retorno de Saturno à sua posição natal.

Analise a “maldade” do seu Saturno: Saturno é pior comportado quando está angular (nas casas 1, 4, 7 e 10, porque lhe dá mais poder de ação), quando está exilado (nos signos de Áries, Câncer e Leão), quando está em aspecto a um outro planeta exilado, quando rege casas maléficas (casas 6, 8, 12), e nos mapas de pessoas que nasceram à noite.

Sobre o que fala o seu Saturno: Antes de se prever, é necessário sempre delinear. Veja se seu Saturno fala sobre profissão ou sobre doenças. Se fala sobre ganhar honras ou perdê-las.

Veja a proximidade de Saturno sobre a posição natal: Saturno passa por um signo a cada dois anos e meio. Isso significa que, na data do RS, Saturno pode estar muito próximo de sua posição natal, ou muito longe. Se estiver fora de uma orbe de mais ou menos uns 5 graus, a tendência é que ele não vai servir pra fazer previsões para o ano. Exemplo: Você tem Saturno em 15 Leão, mas no aniversário do ano passado, ele estava em 3 Leão, e esse ano vai estar em 27 Leão, então eu sugeriria ignorá-lo.

Se você gostou desse artigo de astrologia, porque não entra em nossa lista de email? Você recebe novidades e outras coisas mais

*Na verdade existe uma diferença na firdaria: as pessoas nascidas durante o dia tem um planeta regente diferente das que nascem durante a noite, entao na prática todas as pessoas da mesma idade tem dois planetas possíveis para reger a fase da vida. Por exemplo, pra quem nasce durante o dia, os primeiros 10 anos são regidos pelo Sol. E, para quem nasceu durante a noite, os primeiros 9 anos são regidos pela Lua.

Artigos Relacionados

Anúncios