Review – Primary Directions II

Posted on 21 de maio de 2008

0


kolev.jpg
Primary Directions II – Classic Placidian Interplanetary Directions, Placidus Research Center, 60 pág, de Rumen Kolev.
Os conteúdos incluem:
  • Directions to house cusps
  • Interplanetary Conjunctions
  • Interplanetary ASpectual
  • Mundo parallels
  • Mundo rap-parallels
  • Zodiacal Directions

O bom observador verá que o livro é minúsculo… apenas 60 páginas. Mas como tamanho não é documento, essas 60 páginas são repletas de cálculos e considerações sobre as direções primárias. Esse livro, definitivamente, não é para iniciantes e curiosos !

Infelizmente não tenho o livro 1 para avaliar: estava fora de estoque. Tudo aqui se refere apenas ao livro II, que detalhas as direções interplanetárias, que são as mais difíceis.

As direções primárias são, basicamente, o movimento da carta astral na direção do “movimento  do céu” ou seja, o movimento diurno causado pela rotação da Terra. Um planeta que está surgindo no horizonte quando você nasceu eventualmente estará em pico, em sua máxima elevação, e depois irá caindo até se pôr no horizonte, passar por seu caminho noturno, e novamente surgir no leste, no dia seguinte.

Todos esses movimentos representam equivalentes na vida da pessoa, com a extrema velocidade de 1 ano de vida para cada 4 minutos passados depois ou antes do nascimento ! Aqui se vê claramente que as direções primárias não são para amadores e para “retificadores” de carta que não sabem prever antes do fato.

Um aviso para os fanáticos da computação: as “direções primárias” calculadas em programas como Solar Fire e Janus estão totalmente erradas, e não merecem minimamente esse nome. Tentar usar esses programas é pura perda de tempo. O jeito é entender a teoria e trabalhar na sua planilha de Excel.

A verdade é que a matemática nem é tão complicada, mas me lembrei dos tempos de Química, tendo que colocar a cachola para funcionar com derivadas de arcoseno… Felizmente esse tipo de cálculo é só para exemplificar as margens de erro, você pode alegremente usar apenas as equações finais.

Se você está todo contente com aqueles arquivos pdf que baixou da internet sobre direções primárias, não fique. A explicação de um profissional do ramo faz muita diferença ! A diferença entre direções zodiacais e “in mundo” é muito debatida, mas pouco compreendida.

Kolev defende as direções “in mundo” usando o método placidiano. ATENÇão: isso não significa que o sistema de casas de placidus seja o mais adequado para se analisar uma carta, como é amplamente divulgado, de maneira errônea… as “casas” nesse sistema são calculadas para cada planeta, e não tem nada a ver com sua projeção no zodíaco !

Infelizmente o livro não fala sobre como interpretar as direções, mas isso seria tema para um livro de 300 páginas, e não de 60 !

Um livro pequeno, complexo, didático mas nada fácil. Você pode encontrá-lo em astroamerica.
Artigos Relacionados

Anúncios