Barack Obama

Posted on 15 de junho de 2008


Certidao nascimento do Barack Obama

Na figura acima, um pequeno presente para os leitores perdidos, que não viram esse pequeno ovo de páscoa circulando pela internet: o certificado de nascimento de Barack Obama, candidato democrata à presidência americana.

A fonte parece ser o blog http://dailykos.com/storyonly/2008/6/12/11012/6168/320/534616, que aparentemente teve o trabalho de buscar a certidão como maneira de desmentir alguns boatos sobre o sobrenome de Obama.

Agora astrólogos em todo o mundo regozijam, pois finalmente é possível prever quem será o vencedor da eleição norte-americana !

Ou não ?

Dados Sujos

Em astrologia natal, virou costume usar o sistema de classificação de Lois Rodden. A classificação tenta deixar claro ao astrólogo o quanto a carta pode ser “confiada”. Nada pior que trabalhar numa carta para descobrir que muito provavelmente o horário de nascimento está errado por quatro horas !

No sistema de Rodden, as cartas podem ser classificadas em:

  • AA – certidão de nascimento ou outro documento escrito
  • A – citação escrita da data de nascimento
  • B – de biografias
  • C – fonte não-confiável ou carta retificada
  • DD – Dados sujos – use por sua conta e risco

Assim, se você encontra a certidão de nascimento do Lula, o horário é AA, a não ser que haja motivo para rebaixar a classificação (por exemplo é sabido que o dia registrado é falso). Se a pessoa diz o horário numa entrevista, o dato pode ser considerado A. A biografia já é menos confiável, pois é uma fonte secundária, que supostamente encontrou esse dado em alguma fonte primária. Note que pelo sistema de Rodden, TODAS as cartas retificadas são, por definição, C, ou não confiáveis. Essa é uma precaução muito bem vinda na minha opinião, já que a comunidade astrológica está cheia de irresponsáveis. E, por último, as fontes DD são aquelas em que há contradição entre fontes escritas, erros grosseiros, evidências de fraude, o famoso “ouvi de um amigo de fulano”, etc.

Portanto a carta de Obama deve ser classificada como AA. Mas será que ela também pode ser falsa ? Óbvio que sim, na era do Photoshop… mas aparentemente ela cumpre com os requisitos legais norte-americanos, e há dois horários alternativos muito similares – 7:11 e 7:54.

Precisão e Certidões de Nascimento

Qual a precisão que devemos dar a cartas de nascimento ? Considerando que essa não é uma prioridade dos médicos, as enfermeiras estão ocupadas, e mesmo para um parente astrólogo pode ser difícil saber em que momento a criança nasceu “mesmo”, a questão não é trivial.

Em geral as certidões estão com horários arredondados para cima. A maioria das pessoas que nasceram em “alguma coisa e meia”, nasceram alguns minutos antes. Quando o documento mostra um horário quebrado, como 5:32, o horário é bem preciso, segundo o livro de retificação do Dr. H. No entanto, Dr. H. coloca um caso especial… quando a pessoa nasceu em mercúrio retrógrado ou combusto, esteja atento para erros bobos, por exemplo, trocar 5.32 por 5:23.

Uma eleição pouco usual

Ao contrário de outras eleições norte-americanas, essa foi caracterizada pela inexistência de dados legítimos para todos os três candidatos. O horário mais aproximado é de McCain, 9 da manhã. De Obama não se tinha nem idéia e de Hillary havia dois horários contraditórios: 8 da manhã ou 8 da noite.

Como os astrólogos em geral reagiram a essa confusão ? Obviamente da pior maneira possível, mostrando falta de bom senso. Proliferaram horários baseados em boatos. Mesmo o horário de 7:11, que foi anunciado na Conferência UAC com grande pompa e cerimônia, na verdade é baseada em alguém que ouviu de um terceiro que supostamente teve acesso confidencial à certidão.

O Chris Brennan descobriu alguns meses atrás que muitas dos horários dados para os candidatos foram providos pela mesma mulher, e a louca pelo visto aplicava sua própria técnica de “retificação” para o horário que ela sentia ser certo. É claro que não informava que a carta era retificada !

(Já tive o desprazer de encontrar alunos dela online, então pelos alunos se pode julgar bem a qualidade da professora… )

Dados Sujos

DD ou Dirty Data significa justamente isso: literalmente dados sujos. Use por sua própria conta e risco. Infelizmente a grande maioria dos astrólogos que tentou fazer retificação da Hillary, tentou “ajustar” um dos horários e reduzir ou acrescentar 5 minutos à carta. Mas considerando que havia dois horários, qual escolher ? Nota-se que a escolha era muito dependente do grau que o astrólogo gosta de Clinton.

Esse é o típico processo de busca e otimização… Imagine que você está procurando uma cidade no mapa, e tudo que sabe é que fica no estado de São Paulo. Você “fixa sua âncora” em Sampa e vai procurando nas redondezas. Agora imagine que sua âncora estava errada e você começa por Salvador. Não vai achar nunca ! Usar dado sujo e fazer pequenas correções é trabalho porco. Melhor partir do zero.

Como vimos acima, há uma boa razão para dados retificados ganharem apenas um “C”… no exemplo dos dados da americana que retificou sem avisar, o horário fornecido por ela como correto está errado em mais de 6 horas ! Ou seja, pura invenção.

Não que toda retificação seja igual… a do Dr. H. me parece merecedora de muita fé, mas em último caso se reduz a isso: fé. Eu confio nele, eu uso. Você não tem nenhuma obrigação de confiar na retificação dele.

Outro exemplo de ética e profissionalismo torpe foi o anúncio da UAC de que o horário verdadeiro era as 7:11, quando na verdade esse dado foi obtido por diz-que-diz.

Moral da História

Um monte de gente que previu que Hillary ganharia já está modificando a história com base em que “o horário deveria estar errado”.

Apesar da hora de nascimento ser a ferramenta básica do astrólogo, ela é tratada com descuido e desrespeito. Lois Rodden deve estar se rolando no túmulo.

Na próxima semana continuamos a falar sobre as eleições americanas.

Anúncios