Era de Aquário

Posted on 12 de julho de 2008

4


A era da paz e harmonia ?

A pessoa pode ter o conhecimento mais rústico sobre astrologia, restrito a horóscopos e João Bidu. Ou pode ser aquele que se acha o tal porque conseguiu chegar até o final daquele livro enorme da Liz Greene. Mas o que todo mundo já ouviu falar, nem que seja pelos anos 60, é a tal da Era de Aquário.

Principalmente se você tem idade para lembrar de Hair ?

O que é a Era de Aquário ?

A Era de Aquário é uma suposta era de harmonia que vai começar “em breve”. As pessoas vão transcender suas mesquinhas diferenças, serão mais amáveis, ultrapassarão os paradigmas e modelos de pensamento antigos, e conquistarão novos patamares de tecnologia, carinho, serão seres de luz, etc.

A teoria das Eras Astrológicas

A teoria é de que existem “Eras” de mais ou menos 2000 anos que vão definindo a história da humanidade. Vale ressaltar que essa teoria das Eras é bem moderna: não sei quem a criou, mas nunca encontrei referências a ela em textos um pouco mais antigos.

Por que o intervalo de 2000 anos ? Porque esse é o tempo médio para o Ponto Aries, o início do zodíaco, mudar de posição no zodíaco sideral.

Talvez você já tenha ouvido falar que “a astrologia está errada porque os astrólogos ignoram que as estrelas mudaram de posição.” Dãaah. Esse efeito já foi descrito desde Ptolomeu, e os signos não são definidos por estrelas, mas sim pelo equinócio de Aries.

Ultimamente o início do zodíaco, o ponto áries, está em algum ponto entre as constelações de Peixes e Aquário, criando a dúvida de quando a Era de Aquário começa.

Qual o verdadeiro início da Era de Aquário ?

Não há “início verdadeiro”, já que o criador da teoria misturou o zodíaco tropical e o sideral. Constelações não tem fronteiras definidas, ao contrário dos signos.

Alguns buscam um “evento histórico” que marque a virada, o problema é achar o evento correto. Uns querem colocar o início na Revolução Francesa, outros na “revolução tecnológica”…. é pura questão de gosto.

Outros buscam por um evento astrológico, mas também existem um montão de alternativas… Por exemplo o grande eclipse em 1999, a entrada de Urano em Aquário… novamente, questão de gosto.

Algumas são tão patéticas quanto o homem que calculou a entrada em Aquario a partir da divisão, totalmente arbitrária, das constelações, feita pela Associação de AStronomia !

Mas como disse antes, por enquanto é questão de gosto.

Quais são as eras e qual sua importância ?

As eras seguem a ordem inversa do zodíaco. Como compreendem períodos muito grandes, obvio que não podem significar nada mais que “tendências gerais”. A idéia seria algo assim como:

Era de Touro – desenvolvimento da agricultura e pecuária

Era de Áries – Grandes Impérios e descobrimento do Ferro

Era de Peixes – surgimento das grandes religiões e das viagens por mar.

Só essas três são suficientes… tem gente que vai até Virgem, mostrando em geral apenas desconhecimento de Pré-História.

Por que essas características ? Bem, o primeiro ponto é o planeta regente. Por exemplo, Marte rege o ferro e áries. Outro é o velho erro “casa = signo”. Na astrologia moderna, o signo de áries é ligado a casa 1, touro a casa 2, etc. Então na era de Touro tivemos desenvolvimento material, na de gêmeos a escrita, na de Peixes a “espiritualidade” (já que na astrologia moderna a casa 12 agora virou a casa da espiritualidade, e não a casa mais negativa de todas).

Por isso mesmo se espera que a Era de Aquário seja tão linda… Porque na astrologia moderna, aquário é regido por Urano, ignorando totalmente o velho Saturno, e está “ligado” à casa 11, dos amigos. Viu ? Todos seremos amigos e rebeldes anti-stablishment.

Infelizmente…

A astrologia tradicional nunca precisou desse esquema de misturar zodíacos… para eles sempre havia um único zodíaco, para que complicar ? Essa mania vem do nosso materialismo científico moderno. Os antigos tinham suas próprias eras, medidas pelas conjunções de Júpiter e Saturno.

Por exemplo, uma das grandes “provas” da teoria das Eras é que o cristianismo iniciou-se junto com a Era de Peixes… e o signo dos cristão é o famoso peixinho ! Que prova podia ser melhor que essa ?

É claro que a grande conjunção de Júpiter e Saturno, ocorrida sete anos antes do nascimento de Jesus, foi no signo de Peixes, mas deixa pra lá… E os antigos diziam que as grandes conjunções marcam o nascimento de profetas e de impérios…

Mesmo assim…

Vamos supor que a teoria seja válida. Isso não significa que a teoria não tenha problemas. Primeiro vamos lembrar que o regente de Aquário é Saturno, e não Urano. Saturno sempre foi considerado o grande maléfico, apesar dos modernos arreganharem os dentes cada vez que ouvem esse título. Mas mesmo um principiante em astrologia horária sabe que esse título é bem merecido.

Novamente, vamos supor que os modernos estão certos, e depois de uma eternidade regendo aquário, saturno foi deposto por Urano. Mesmo assim, o trabalho em cartas natais ou não, mostra que Urano é basicamente um maléfico, em geral trazendo coisas como divórcio.

Casas = Signos ?

A associação entre Aquário e a casa 11 dos amigos também é falsa. É um esquema feito no século passado para “simplificar” e popularizar, e que não carrega o menor peso factual. Então que casas podemos usar ?

Os gregos usavam um sistema chamado Thema Mundi: a carta mitológica para o início do Universo, com ascendente em Câncer. Se usarmos as casas do Thema Mundi, a era de Áries, dos grandes Impérios, é a da casa 10, do poder e reis. A era de peixes, das religiões, e a da casa 9, da Religião. Até agora estamos melhor que antes ! Não me lembro quem foi o primeiro tradicionalista a analisar as eras com o Thema Mundi, mas acho que foi Curtis Manwaring.

Se levarmos a teoria a sério, usando o Thema Mundi aquário está na casa 8 da morte. Brrr….

Moral da História ?

Todas as fés têm uma escatologia. Nela, os bons (que acreditam) se dão bem, os outros (nós) nos ferramos.

Os cristãos são arrebatados, os astrólogos new age serão chamados para um mundo onde todos pensam como eles.

Moral da história ? Você quer fazer o mundo melhor, faça alguma coisa boa. Adote um gato. Participe na droga da Associação de Pais e Mestres e tente melhorar a escola pública. Economize Água. Faça exercício. Respeite o trânsito. Não fique em casa mandando energia no dia 8 de Agosto de 2008 as 8 da noite !

E pior, não me mande um spam dizendo que nesse dia teremos um “fantástico evento astrológico nunca antes visto que vai abrir a consciência da humanidade”.

Anúncios
Posted in: astrology