O Meio do céu ou MC

Posted on 23 de julho de 2008

15


Que é o MC ?

O M.C, Meio do céu, ou Medium Coeli, é um ponto do mapa muito importante porque representa de uma maneira geral seu “status na vida”, principalmente a maneira como somos vistos, nossa carreira, fama. Frequentemente o MC é ativado durante mudanças na vida, como casamento, nascimento de filhos, promoções, etc. O MC também é um dos elementos importantes para ver nossa vida profissional.

Como se calcula ?

Imagine que você está em campo aberto, virado para o norte. Como sua professora de geografia na escola te ensinou, sua mão direita estará apontada para o Leste, e a esquerda para o Oeste, e o Sul estará atrás de suas costas.

Se você passar horas e horas a céu aberto, nessa posição de espantalho, lá pelas seis da manhã o sol nascerá a sua direita. O problema é que sua professora mentiu, e ele não nasce exatamente no leste. O sol sempre nasce um pouco para o norte (para quem está no hemisfério sul) ou um pouco para o sul (para quem está no norte).

É por isso que ao meio-dia você vê sombras no chão: se o sol estivesse exatamente sobre sua cabeça, você não veria nenhuma sombra, concorda ?

Agora, crie uma linha imaginária que cruza todo o céu, do Norte, até o sul, passando pelo ponto acima de sua cabeça (o Zenith). O sol (e todos os planetas) vai inevitavelmente cruzar essa linha, no seu ponto de máxima culminação. Essa linha é o meridiano local de onde você está. Você pode encontrar a longitude terrestre do meridiano facilmente num mapa.

No entanto não confunda o MC com o meridiano ! O MC é o ponto onde o meridiano encontra com o zodíaco (também conhecido como eclíptica). O desenho abaixo deve esclarecer um pouco a diferença.

Se a visibilidade não é boa, clique na figura para ampliar. Imagine uma pessoa no centro da esfera, de pé. Veja que o ponto mais alto da esfera é o Zenith, e a linha verde é o seu horizonte. A linha azul que começa no ponto sul e vai até o norte, é a linha do meridiano local. A linha vermelha é o zodíaco, com os signos representados. Retirei os planetas, estrelas fixas, etc, para confundir menos.

A explicação é um pouco resumida, mas mais do que suficiente para saber o básico.

O M.C. no mapa astral

No exemplo de mapa astral acima, o MC está em 19 de Touro. Como pode ver, geralmente o MC é representado como a parte mais superior do mapa. O simbolismo é que, devido ao movimento de rotação, quando o planeta chega ao MC ele está no seu ponto máximo de visibilidade e, portanto, de poder.

Em quase todos os sistemas de casas astrológicas, o MC é o começo da casa 10, que representa a profissão, a fama, a carreira, o emprego, nossos superiores sociais (por exemplo, o chefe).

Nota 1: O ponto do zodíaco que é oposto ao MC é o IC, ou Fundo do Céu (Imun coeli) e está na parte mais baixa do mapa.

Nota 2: o MC também representa significados derivados de outras casas. Por exemplo, a casa 10 é a 7a (parceria) a partir da 4 (Pai), e por isso representa a mãe. É a 8a (morte) a partir da 3a (irmãos) e portanto representa a morte de irmãos, vizinhos e primos. Esses significados não serão discutidos aqui.

O M.C. e a profissão

Para olhar a profissão, olhamos a casa 10, da mesma maneira que olhamos qualquer outra casa: vemos seu regente, os planetas dentro dela, os planetas que fazem aspecto à cúspide, o significador essencial, e as partes arábicas relevantes.

Olhe para o regente da casa 10. Ele sempre vai ter a palavra sobre a profissão, e seu bom ou mal desenrolar. Procure interpretar por casa, signo e dignidade. Por exemplo, Áries ou EScorpião na casa 10, o regente é marte, na casa 7 em capricórnio.

Marte na casa 7,  liga os assuntos da 10 com os da 7. Pode representar parcerias e sociedades, ou ainda trabalhar junto com o marido/esposa, ou com o público em geral. Um marte na casa 5 poderia representar alguma coisa como interesse em atividades esportivas, trabalhar com crianças, etc. Tome cuidado porque a escolha profissional é muito dependente da classe social ! Uma pessoa de uma classe será médica, outra com o mesmo mapa de outra classe social será auxiliar de enfermagem.

Marte em Capricórnio está exaltado, o que em geral aumenta as expectativas de sucesso, mas a exaltação também traz um senso de exagero. Se ele estivesse em Câncer, o signo de sua queda, isso não implica necessariamente fracasso, mas que a pessoa vai ter que fazer as coisas “fora da via oficial”. Por exemplo, se a via oficial de um administrador é ser contratado como trainee, ele teria que abrir sua própria empresa, suar a camisa e daí ser reconhecido.

John Frawley dá o exemplo da carta de uma aeromoça, o regente da 10a estava na 7a, no seu signo de sua queda, perto do Descendente, ou seja, estava “caindo” duplamente. Ela fez a péssima escolha de ser aeromoça e foi a única sobrevivente de um acidente de avião.
Lembre-se que mesmo que o significador esteja muito mal, a carreira irá bem se o planeta simbolizar bem a profissão. Por exemplo, um planeta retrógrado geralmente está aflito. Mas se a profissão lidar com o passado, o simbolismo está correto e não deve ser considerado uma debilidade.

Às vezes (mas nem sempre) os planetas são bem literais. Por exemplo marte num signo de terra pode ser construção civil e coisas parecidas, pois marte (metal, cortar) está cortando a terra, o material. Signos de água podem significar trabalho com produtos químicos e farmacêuticos, viagens, etc. Mas na maioria das vezes o simbolismo é mais sutil. Por exemplo, seu regente da casa 10 num signo de Ar provavelmente indica profissões adequadas para a conversa e a troca de idéias, e não piloto de avião !

Interprete da mesma maneira planetas na casa 10, sem considerar a casa, obviamente ! Planetas fazendo aspecto muito próximo ao MC também emprestam seu colorido à profissão.

As profissões e os planetas

Os três planetas mais importantes para a profissão são mercúrio, vênus e marte. Lembre-se que há apenas 7 planetas, que dão as características gerais, e há dezenas de milhares de “profissões”, isso sem falar de milhões de sub-cargos inventados pelas empresas. Querer procurar no mapa se você deve ser um gerente de exportação ou de logística, é como querer procurar no seu mapa em que braço você deve colocar uma tatuagem.

Mercúrio – todas as profissões que envolvem a palavra e a escrita, a sistematização e a categorização. De jornalista a contador, de ladrão a médico, de programador a astrólogo.

Vênus – todas as profissões que envolvem as artes, maiores e menores, a beleza, estética e harmonia, confortar e alegrar os outros. Pode ser de cantor e cozinheiro a arquiteto. De vendedor de sapatos a massagista, passando por dançarina erótica e design gráfico.

Marte  – todas as profissões que envolvem a luta, a competição, o suor, cortar, destruir, queimar. Soldado e delegado encaixam melhor no estereótipo, mas também temos criminoso, açougueiro e cirurgião (que cortam com metal), bombeiros (que combatem o fogo – coragem), engenheiros, os que trabalham com formas de energia (eletricidade, fogo, etc.), os esportistas e os que gostam de competição (alguns tipos de vendedor).

Depois disso temos os planetas que são menos indicativos, e devem ser lidos em combinação com os três anteriores:

Sol – liderança, poder, contato com homens de poder, estar em evidência, exagero.

Lua – contato com o povo,  pessoas comuns, mulheres, coisas domésticas.

Júpiter – altos estudos, filosofia, religião, medicina, viagens.

Saturno – Coisas velhas, sistemas burocráticos, autoridades, antiguidades, pessoas velhas ou pobres, estudo do passado, coisas subterrâneas ou ocultas.

Conclusão

Não utilize o sistema automaticamente. Você pode não ver imediatamente qual é o planeta mais importante. Além disso, depois de você fazer toda a análise, pode sair algo totalmente diferente. Por exemplo, veja a análise da Lua – a pessoa pode trabalhar sozinha, cercada de homens, mas comprando e vendendo prata (metal lunar).

Se você gostou desse artigo de astrologia, porque não entra em nossa lista de email? Você recebe novidades e outras coisas mais

Artigos relacionados

Anúncios