As Mansões Lunares

Posted on 17 de agosto de 2008

1


Lua no pólo norte - mansoes lunares

O que são as Mansões Lunares

O Zodíaco que conhecemos é composto pelos famosos 12 signos, e também é conhecido como eclíptica. A eclíptica é o caminho que o Sol faz pelo céu através do ano. Por isso podemos dizer que os 12 signos são as “casas solares”. Há um outro zodíaco, muito menos conhecido, que é lunar, composto de 28 signos, ou casas, mas que são mais conhecidas como Mansões Lunares.

As Mansões Lunares vieram para a astrologia ocidental através dos árabes, mas sua origem é provavelmente védica ou chinesa. Elas praticamente caíram no esquecimento, provavelmente pelo preconceito contra o islã entre astrólogos europeus, combinado com a dificuldade de colocar os conceitos “em prática”.

Origem

A maior parte da astrologia árabe foi a reinterpretação e aplicação em prática dos conhecimentos passados pela astrologia grega, e que foi salva pelo Islã. O maior elogio que se pode ser feito à cultura islâmica, é que ao contrário da Ocidente, onde até hoje a solução para tudo sempre passa por queimar livros, o Islã sempre preservou o conhecimento, mesmo quando provindo dos infiéis ou de seus inimigos.

No entanto os livros de história da astronomia árabe ( não são de astrologia ou para astrólogos), consideram que as mansões não vieram dos gregos, e sim da fase do “caldeirão cultural”, onde astrólogos e matemáticos árabes e judeus partilhavam seus conhecimentos com sábios da India. Há referências que atribuem o conhecimento aos próprios árabes, referindo-se a tribos antigas, mas os historiadores que consegui achar acreditam que essa afirmação é mais patriotismo cultural.

As Nakshatras: as mansões lunares na India.

Os hindus utilizam na astrologia védica 27 mansões. Os árabes usavam 28 casas lunares. A diferença mostra um pouco do transfundo histórico. Existem registros de 27 mansões entre os árabes, e de 28 nakshatras entre os védicos. Mas depois de um tempo as astrologias se acomodaram às suas próprias culturas. Por exemplo, na árabe as mansões se relacionaram ao alfabeto àrabe, de 28 Letras. Na India, ao número de planetas que usam (9 planetas; 3 x 9 planetas = 27 nakshatras) e às divindades locais.

A astrologia na India, como era de se esperar, nunca deu muita bola para o signo solar. Essa é uma invenção da astrologia moderna no ocidente. Para os védicos, o planeta mais importante era a Lua, por representar a mente. Talvez por isso as Nakshatras são altamente utilizadas na India, sendo uma ferramenta usada tanto para análise de mapas natais, eletiva, etc.

Tropical, Sideral ou Constelacional ?

O melhor é tirar logo da mesa essas confusões. Vários astrólogos defendem que as mansões são constelacionais e marcadas pelas estrelas fixas. Como as estrelas “fixas” na verdade se movimentam, as mansões também, não apenas mudariam de posição no céu como também mudariam de tamanho relativo entre si. A maior evidência em favor dessa posição é que nas referências mais antigas as mansões são constantemente marcadas pelas suas estrelas fixas mais importantes.

Deixo logo claro que considero essa posição absurda ! É apenas o vício dos astrólogos modernos de estudar a tradição com olhos modernos, sem se preocupar com os princípios que regiam as decisões tomadas. Como diz a astróloga Stephanie Johnson, “é o mesmo velho argumento de que deveríamos usar um zodíaco sideral porque os significados dos signos vieram das estrelas”. Bem, infelizmente para a modernidade, os signos não são a mesma coisa que as constelações, e nem os signos têm seu sentido derivado das estrelas, em geral diria que é o contrário.

Um exemplo desse vício: nos últimos anos astrólogos “chegaram à conclusão” de que as cartas usadas por Mashalah eram siderais, portanto “o zodíaco correto para os árabes era o sideral”. Ora, como mostrou Deborah Houlding recentemente, esse argumento é totalmente absurdo: mashalah claramente estabelece em seu texto que o zodíaco a ser utilizado era o tropical (que nós usamos hoje em dia).

Mas e as Nakshatras ? Como já dissemos, houve uma grande mistura entre árabes e hindus, e a astrologia yiotish usa um zodíaco sideral, não ?

Não exatamente, a védica usa um zodíaco sideral, e não constelacional. Ou seja, os 12 signos são divididos de maneira igual na eclíptica, e não de maneira desigual, que seria o resultado de seguir as constelações. As Nakshatras têm tamanho igual e constante, e começam exatamente no ponto 0 Aries do sistema Hindu !

Então esqueça as dez mil variações encontradas em livros como Robinson, e vá direto aos primeiros princípios. Os árabes usavam um zodíaco tropical e mansões lunares tropicais, por tudo que sabemos. Nós também usamos um zodíaco tropical. Use portanto as mansões lunares tropicais: começam no ponto de 0 Aries e têm um tamanho constante de 12 Graus e 51 minutos.

São por essas falsas polêmicas que tanto conhecimento astrológico acabou sendo esquecido.

Uso em astrometeorologia

O uso mais antigo e o mais duradouro aparentemente foi o de previsão do clima. Cada mansão foi associada a um clima específico.

Uso esotérico

O uso esotérico das mansões vem da associação com o alfabeto árabe. As 7 primeiras são relacionadas à Divina essência. As próximas 14 são relacionadas às esferas celestes, desde as estrelas fixas, passando pelos planetas, até as esferas elementais. As últimas 7 se referem ao mundo da criação e suas divisões: minerais, plantas, animais, anjos, djinns, os homens e os “graus da existência”.

Além disso, cada mansão é relacionada com um anjo. O manual de magia astrológica “Picatrix” dá instruções de como fazer talismãs, e de como conversar com espíritos regentes das mansões.

Uso em eletivas e natal

O conhecimento de como usá-las, tanto em astrologia eletiva quanto em natal, está praticamente perdido. Os interessado tem que testá-las na prática.

Por isso fiz um resumo no artigo em PDF de quantas fontes consegui achar. Minha sugestão é que se compare com cuidado todos os significados, buscando os mais importantes, e depois tentar encontrar equivalências no trabalho cotidiano (eletivas) e só depois tentar aplicar as mansões no trabalho com cartas natais.

O resumo estará disponível em breve.

Artigos Relacionados

Posted in: astrology