Harmônicos

Posted on 21 de setembro de 2008

2


Os harmônicos são uma técnica da astrologia moderna. Basicamente ela multiplica a posição de todos os planetas em uma carta, e isso gera uma nova carta, uma “carta harmônica”. A técnica também pode ser usada para prever o futuro, usando o “Harmônico de idade”, que multiplica toda a carta pela idade da pessoa, para ver como será o ano.

Harmônicos na astrologia tradicional

Há duas afirmações que são feitas, principalmente pelos praticantes de harmônicos que desejam dar uma “aura de tradição” ao método. Primeiro que as cartas de harmônicos são semelhantes às cartas divisionais da astrologia védica (India). Segundo que elas são similares ao método de dodekatemoria, que supostamente multiplicava a posição dos planetas por 13.

A primeira afirmação me parece um engano. Tanto quanto vai meu conhecimento de astrologia védica, não vejo nenhuma relação entre a maneira que a yiotish olha uma carta divisional, com a maneira que os ocidentais olham uma carta harmônica. O fato de que eles “chupam” alguns significados dos védicos, deve ser olhado com desconfiança.

A segunda afirmação também é bem suspeita. A polêmica sobre as dodekatemorias já se arrasta por anos, e até hoje eu não vi nenhuma prova de que o sistema de 13, descrito em Paulus, tenha o menor valor. Para mim a dodekatemoria é um sistema que divide o signo em 12. Dizer que esse sistema era um harmônico como o conhecemos hoje me parece demasiado.

E como calcular ?

Pegue a posição nos signos e converta para um número entre 0 e 360 (longitude):

  • Sol em 1 de Aries é igual a 1.
  • Marte em 13 de touro é igual a 30 (áries) + 13 = 43
  • Vênus em 26 peixes é igual a 256
  • etc

Agora multiplique a longitude pelo fator harmônico. Por exemplo, vamos gerar uma carta do 5o harmônico:

Planeta em 7 graus signo de Câncer = 97 graus

97 graus X 5 (fator harmônico) = 485 graus

Como 485 é maior que o tamanho do círculo (360), pegamos a diferença entre os dois:

485 – 360 = 125 graus

E agora convertemos novamente para os graus do zodíaco:

125 graus = 5 graus de Leão.

Harmônicos podem ser calculados no programa Solar Fire ou Janus. Em Janus, use a opção Chart > Cast a secondary chart > Harmonics.
Harmônicos de idade

Os harmônicos de idade são uma técnica moderna de previsão, defendida ardorosamente pelo Dymock Brose.

Basicamente você pega a posição de todos os planetas numa carta e multiplica pela idade. Por exemplo, para o seu aniversário de 30 anos, você usa o harmônico 30. Para 6 meses depois de seu aniversário, use o fator 30.5, e assim sucessivamente.

Dymock defende que os harmônicos de idade são ferramenta importantíssima para a retificação, já que um erro de mesmo um minuto vai sendo amplamente magnificado. Quando estamos no fator 60, diferenças de décimo de grau já estão na lua.

Outra vantagem do método seria a riqueza de aspectos. Por exemplo, vênus na carta harmônica não está obrigada a estar sempre perto do sol, como na carta natal ou progredida. Podemos perfeitamente ter vênus em oposição ao sol, ou em trígono a mercúrio.

Mas, eles realmente funcionam ?

Infelizmente em astrologia, todo método é uma maravilha. A cada 10 minutos temos um novo candidato a Santo Graal. E seus praticantes sempre juram de pés juntos que o método faz milagre. E, depois de semanas testando o método, vemos que ele não pega nem gripe.

Uma saída para aprender astrologia (apesar dos astrólogos) é usar os dois amigos de Culpeper: Dr. Razão e Dr. Experiência. Na parte 2 desse artigo, vamos falar sobre como usar os dois amigos para analisar o método dos harmônicos.

Artigos Relacionados

Anúncios