Astrologia da Gordura

Posted on 26 de outubro de 2008

3


Todo mundo gosta de comer. Todo mundo quer ter corpinho de modelo. A dificuldade é ter as duas coisas ao mesmo tempo. Então por que não falar sobre o tema ? então primeiro vamos falar sobre a astrologia da gordura, e num futuro próximo falaremos sobre a astrologia das dietas.

Se isso não estourar o número de pessoas que chegam pelo google, e um monte de gente me mandando email do tipo “que signo é o mais gordo?”, é que o povo todo já fez terapia e está nos Vigilantes do Peso.

Quais são os fatores relevantes no peso ? Obviamente o quanto você come ! Desculpe, gente, mas não tem escapatória, entrou na boca, tem que sair de algum jeito, nem que seja com laxante. Isso eu chamo de Principio Zero da Astrologia: o princípio da realidade. A astrologia é regida pela realidade, e não o contrário, como querem os astrólogos. Não importa a “genética”, ou se você tem “metabolismo rápido”. Se você comer acima de um certo número vai engordar, principalmente a partir de uma certa idade.

Claro, não estou contando aberrações esportivas como os Michael Phelps da vida, e os maratonistas. Esse povo gasta mais energia do que fisicamente podem comer. Mas no dia que você passar 6 horas direto numa piscina também vai poder comer 5.000 calorias diárias.

Também temos que considerar o conceito de “genética”. O que significa, na ciência atual, esse conceito ? Significa basicamente a “caixa preta”, aquilo que nao sabemos, que nao entra no modelo. No caso do processo de engorda, o modelo, que vem da contabilidade, fundamentalmente, se baseia no que voce come, no que voce gasta, e em “X”. O que é “X”?

“X” é tudo aquilo que nao pode ser explicado pela comida e exercicio. Dai a culpa de X fica sendo a tal da genética. Uma coisa é dizer “eu tenho quadris largos como a minha mae”. Isso é genética. Outra é nao saber explicar porque uma pessoa que come muito é mais magra que outra que come pouco. Isso é um modelo incompleto. Como o modelo astrológico é mais preciso, vamos incluir outros fatores: primeiro o temperamento, e depois os planetas. O que sobrar do nosso “X”, a gente coloca a culpa na genética !

Temperamento

Se você quiser saber mais sobre o que é temperamento, comece por aqui: O que é o temperamento ?

Basicamente, o temperamento é uma classificação das pessoas nos quatro tipos básicos de humor, elemento, personalidade e constituições físicas: sanguíneo (ar), colérico (fogo), melancólico (terra) e fleumático. Essa divisão é a base da medicina tradicional e da análise da personalidade do indivíduo.

Cada temperamento reage diferentemente às pressões do meio ambiente, tem um estilo diferente de agir, e tem um corpo diferente. Os temperamentos quentes (colérico e sanguíneo) são naturalmente inquietos e tendem a queimar a gordura naturalmente. Ao contrário, os temperamentos frios precisam de ajuda para se movimentar. As pessoas também acumulam músculo ou gordura de maneira diferente, dependendo da umidade natural do corpo.

Algumas das observações a seguir são pessoais e podem ser mudadas sem aviso prévio.

O colérico

O colérico é o temperamento do guerreiro. Ele tem um monte de humor quente e seco dentro dele, pronto para explodir, e de preferência explodir outros com ele. O corpo é quente, e por isso a personalidade é agitada, podendo ser agressiva e demasiado direta. É um temperamento difícil de ser integrado socialmente, principalmente para as mulheres. No caso das mulheres, gera atitudes que são consideradas “pouco femininas”, como ser brigona ou mandona. Temperamento comum entre vendedores e gente que gosta da filosofia do “matar ou morrer”, na qual a vitória só é boa se vem com a derrota de alguém.

Quando a pessoa de temperamento colérico faz exercício físico, ela costuma ficar musculosa, definida e a reduzir a gordura rapidamente. É o equivalente da medicina moderna do “mesomorfo”. No entanto não parta do princípio que colérico = musculoso ! Essa tendência só é válida com exercício, não com levantamento de controle remoto e cerveja !

Principalmente quando o colérico tem uma combinação de exercício e o planeta Marte, com uma forma quadrada ou em V, e corpo musculoso e com muito pouca gordura. Tenha claro que nem todo guerreiro vai ser do tipo Brad Pitt… a maioria vai ser do estilo Incrível Hulk.

Quando o colérico só faz esporte pela televisão, ele acumula a famosa “barriga de cerveja”, daquelas pronunciadas, barrigão de 6 meses, grande e duro.

O sanguíneo representa a antiga profissão do “escriba”. Fala muito, é sociável, em geral não gosta de compromisso e vive com a cabeça nas nuvens. Magro, com extremidades largas e ossos “finos”. Tem o metabolismo muito alto, come muito, não engorda e nem ganha músculo mesmo que viva na academia. o corpo tem natureza frágil, pouca gordura.

Sanguíneos misturados com Saturno ou melancolia parecem ser do tipo muito muito magros. Misturados com marte podem fazer corpos pouco musculoso mas bem definidos.

O sanguíneo que queira virar Hulk só vai conseguir a base de esteróides. As mulheres sanguíneas têm mais tendência a engordar porque o seu corpo é naturalmente mais úmido que o dos homens. A pessoa sanguínea que está acostumada a dietas de 1 kilo de pizza, pode engordar bastante quando a idade chega (o temperamento esfria com a idade, por isso que gente velha precisa viver em clima quente).

Melancólico

O temperamento melancólico é influenciado por saturno, e é naturalmente magro, pálido, sem muito músculo ou gordura. Se saturno estiver forte chega a ser esquelético. Sim, eu sei, está cheio de gordinha gótica por aí, mas estamos falando da melancolia natural, não da cultural.

O melancólico é contemplativo e não tem tendência de ir malhar ao som de pump-it-up. Mas se ele começar uma atividade monótona e pouco sociável, garantido que ele vai infinitamente… o melancólico tem muita inércia, é dificil para começar e difícil para parar.

Não tenho certeza sobre como fica o melancólico com músculo. Quando fica gordo parece ser uma gordura mais “sólida” do que a do fleumático.

Fleumático

O temperamento fleumático é frio e não gosta muito de liderar as revoluções e guerras. Se conforma facilmente com o que tem, evita conflitos no máximo possível, tem dificuldade de controlar seus desejos, incluindo o de comida, e de tomar a iniciativa. As emoções são muito fortes. Tem o corpo e face arredondados, corpo sem músculo, e tendência a ganhar peso muito rapidamente. Quando ganha peso, as gorduras são “macias”, moles, sem muita forma (ao contrário do barrigão colérico e da gordura dura melancólica).

As mulheres tem mais tendência a fleuma que os homens, motivo porque eles ganham mais músculo que elas.

Na segunda parte eu escrevo mais sobre a influência dos planetas sobre o corpo físico em geral e a gordura em particular.

Artigos Relacionados

Anúncios
Posted in: astrology