Leia antes de abrir!

Posted on 20 de julho de 2009

1


DangerWillRobinson

Alguns pequenos cuidados que qualquer astrólogo deve ter antes de pensar em abrir um mapa astral!

E o tempo levou

Uma das coisas mais bobas a se lembrar, mas por favor, lembre-se dela mesmo assim. Sempre confira o tempo (hora de nascimento ou hora em que a pergunta foi formulada) e o digitado!

Recentemente eu perdi uma consulta inteira porque digitei “Jul” e era “Jun” o correto. Perda de horas de trabalho e ainda ter que passar vergonha – “ah, yuzuru, essa não é a minha carta não”.

Sim, eu sei, você deve estar lendo isso e pensando “altzheimer chegou cedo”. Eu também pensava isso dos outros, até que aconteceu comigo. Cuidado.

Uma coisa que é ainda mais perigosa é o maldito  horário de verão. Se a pessoa nasceu em dezembro, janeiro, etc, cuidado!

Janus calcula o horário de verão do Brasil errado, ponto.  Se o mapa é da época perigosa, não confie no Janus, veja a tabela de anos que realmente tiveram horário de verão. Além disso, ele também calcula horário de verao para regiões que hoje em dia não usam mais o sistema. O astro.com é mais seguro, mas eu também recomendo cuidado.

Lembre-se que essa hora de diferença pode fazer o ascendente saltar de signo, fazendo com que você erre totalmente suas delineações.

Brasil nao é o único lugar com esse tipo de problema. Nos Estados Unidos, cada estado tem sua legislação particular sobre coisas como o horário de nascimento da certidão! Isso pode ser muito confuso e até ridículo. Astróloga Védica Joni Patri conta como uma de suas delineaçoes errou totalmente por causa de uma dessas brincadeiras estatais.

Veja primeiro o que está invisível

Qualquer pessoa com o grau mínimo de alfabetização em astrologia consegue ver que marte está em áries ou Júpiter está em gemeos. O problema é ver as pequenas coisas que nao estão tão à vista.

Por exemplo saber os termos de cada signo é muito importante, mas não é algo que alguém se lembre de memória. Para evitar esquecimentos, você pode simplesmente imprimir e marcar na folha os termos de cada planeta e ponto importante da carta (ascendente, MC, parte da fortuna, etc). O software Morinus tem uma opção que automaticamente mostra os termos e faces de todos os signos!

Outras coisas que são facilmente esquecidas são as antiscia! Esses pequenos animaizinhos dão muita dificuldade aos principiantes, que nunca os encontram na carta. Então poupe o erro e ache esses bichinhos, e outras criaturas parecidas que você use, antes mesmo de ler a carta.

Não confie no computador!

Não tenha confiança cega no computador! Já dei o exemplo que Janus e outros programas podem calcular o horário de verão errado. Fora isso, há vários erros e problemas distribuidos pelos softwares.

Um exemplo, Janus calcula os dias planetários incorretamente. Por exemplo, quinta-feira as 2 da manha, está listado como sendo dia de júpiter. Isso está incorreto, porque o dia de júpiter  começa ao nascer-do-sol, e nao à meia-noite, como no calendário oficial. As horas planetárias ele calcula corretamente.

Outras coisas como Lua fora de curso, termos, almutens, são coisas em que os softwares erram constantemente.  O astrólogo deve deixar a preguiça de lado e conferir se os cálculos do computador batem com sua maneira pessoal.

Direções primárias estao erradas na maioria dos softwares. O único que parece que faz o trabalho de maneira adequada, até agora, é o Morinus.

Não confie no que os planetas “parecem que estao fazendo”

Planetas “parecem que estão fazendo” certas coisas, mas não confie cegamente neles também. Consulte sua ephemerides, ou, no computador, simplesmente use uma ferramenta como a “eletiva” do Janus, para avançar alguns dias no tempo.

Confira a velocidade dos planetas. Em 90% dos casos, venus é mais rápida que marte e um aspecto dos dois será aproximativo. Mas às vezes Venus pode estar perto de sua retrogradação e nunca completará o aspecto. Ou, como tivemos o caso meses atrás, venus estava direta, mas tão lenta que marte fugiu dela por todo o signo de áries, e marte trocou de signo antes de completar o aspecto.

Principalmente em horária isso pode ser a diferença entre acertar e errar. A lua em 15 parece que vai fazer aspecto com venus em 20°15 , antes de com o sol em 20°18, mas até a lua completar o aspecto, ela vai chegar primeiro em sol, porque venus já se moveu aquele pouquinho que faltava.

Confira também coisas simples, mas que são facilmente esquecidas, como transferência e coleçao de luz, interferências e impedimentos.

Pense no que está fazendo!

Um dos maiores motivos de absurdos em astrologia são causados por astrólogos com preguiça de pensar.

Por exemplo, um certo “especialista” em sinastria comentando sobre um mapa da moça, que tem vênus conjunto ao Plutão do namorado em 10 de Libra e dizendo que “isso explica sua relaçao kármica, tumultuada e sexual”.

Ora, isso é relevante? Vamos pensar. Venus é um planeta rápido, então ela fica num signo por pouco tempo, ok. Plutão é um planeta geracional, ou seja, ele  pode ficar décadas inteiras num signo.

Nossa moça tem venus em 10 de libra. Vamos assumir uns 5 graus de orbe nessa conjunção que explica a relaçao “kármica”. Oras, outra maneira de dizer o mesmo fenômeno é dizer que “você terá relações tumultuadas com absolutamente todos os homens que nasceram entre Agosto de 1974 e setembro de 1978”.

Talvez nossa querente não ache grande sacrifício evitar homens nessa faixa etária, provavelmente meio bilhão, mas a verdade é que a análise nao faz sentido nenhum.

Esses erros parecem coisa de gente amadora, e são, mas também sao extremamente comuns.

“O sol está em áries na carta do ingresso solar, mostrando que o governo estará forte esse ano” – O sol sempre está em áries na carta do ingresso solar. Essa é a definiçao de ingresso solar.

“O sol no seu retorno solar está em peixes, mostrando que você estará muito sonhadora esse ano”- novamente, o sol no seu retorno solar SEMPRE estará na mesma posiçao que no nascimento!

“Venus na carta de posse de Obama estava em Peixes, que mostra um governo utopista”. – Mesmo? Só que venus tem um signo regular de quatro anos, o que significa que na posse do primeiro governo Bush, venus também estava em Peixes! Puxa, tio, custava ter aberto um mapa?

Então na próxima vez que começar uma análise, antes mesmo de ler o mapa você sabe que já tem várias coisas a fazer!

Artigos Relacionados