Resoluções de Ano Novo

Posted on 10 de janeiro de 2011

5


Janeiro já vai pela metade, e se você é como a maioria das pessoas, em dezembro você planejou:

  • perder peso/entrar em forma
  • parar de fumar
  • entrar numa faculdade/curso
  • aprender uma nova língua/dançar/cantar
  • escrever um livro de poesia
  • etc

E, se você é como a maioria das pessoas, não fez nada de sua lista até agora. O melhor seria começar sua lista com astrologia eletiva. A astrologia eletiva é a arte de usar a astrologia para programar o melhor início das coisas.

No entanto, além da astrologia eletiva, acredito que algumas estratégias nao astrológicas sao essenciais para realizar de maneira bem sucedida nossos objetivos de ano novo.

Estratégias de manejar o tempo

Esqueça todas aquelas palestras absurdas de manejo do tempo: todo mundo só tem 24 horas no seu dia.

Sabe aquela historinha “como você coloca pedregulhos, cascalho e areia num jarro de vidro?”. Essa historinha é muito verdadeira: a maneira correta é colocar primeiro as pedras grandes, depois as pequeninas e por fim a areia. Se você colocasse a areia primeiro, ela ocuparia toda a parte de baixo do jarro, impedindo que você colocasse as grandes. Colocando os pedregulhos primeiro, o cascalho e a areia se acomodam ao redor.

Com manejo do tempo é a mesma coisa: você pode fazer as coisas importantes e deixar que o resto se acomode ao redor (lavar os pratos, levar o cachorro para passear), ou deixar para fazer seus planos de longo prazo só depois que tudo isso já foi resolvido, mas adivinhe… 2011 vai ter passado e você não vai ter feito sua listinha.

então se você quer escrever aquele seu livro, coloque ele como uma prioridade diária, e deixe coisas como ver a última temporada de House para quando tiver escrito umas dez páginas.

Lembre-se também que as pessoas tem a tendência de deixar para amanha. A “síndrome do estudante” funciona da seguinte maneira: eu te pergunto quanto tempo você necessita para fazer um trabalho e você me diz “10 dias”. Dai você se programa para trabalhar esses 10 dias. Mas hoje você não está com vontade e fala “ao invés de trabalhar uma hora no meu projeto, hoje, eu trabalho duas amanha”.

O problema é que obviamente isso não funciona. As pessoas sempre tem muito mais fé na sua produtividade “amanha”, e sempre acham que no futuro elas poderão fazer o trabalho que deviam ter feito hoje, ontem, semana passada. E o trabalho que você podia ter feito em 10 dias vai ser feito em um dia inteiro, às pressas, com erros, etc.

Estratégias para manejar a força de vontade

Se acredita hoje em dia que a força de vontade seja um recurso renovável, porém esgotável. Se você está fazendo uma dieta, não decida também parar de fumar.

A boa notícia é que força de vontade é como um músculo: se você segue sua dieta bem nas primeiras duas semanas, o esforço diminui rapidamente.

Mas, assim como nos alcoólatras anônimos, o importante é a recaída, aquele momento em que você larga sua dieta e fala “eu PRECISO de gordura”. É aguentar esses momentos depois das primeiras duas semanas de “estou indo muito bem” que realmente mantém o objetivo.

“Eu só perdi meio quilo antes de desistir de minha dieta. Mas se eu fizer a dieta 50 vezes, eu vou perder 25 quilos!”

Estratégias para motivação

Geralmente as pessoas se focalizam em resultados. Essas são as metas. “Vamos aumentar nossas vendas em 30%”. “vou emagrecer 12 kilos”. Mas ao invés disso elas deveriam focalizar em objetivos de ações.

Vamos dizer que minha meta fosse aumentar a visitação do blog em 50%. Em primeiro lugar, porque 50%? Por que 12 kilos? De onde surgem esses números dessas metas?

Segundo ponto, a visitação do blog está totalmente fora do meu controle. Nao posso forçar as pessoas a lerem o que escrevo, do mesmo jeito que você não pode forçar seu corpo a emagrecer.

O que a gente pode controlar é nossas ações, que podemos transformar em objetivos.

Por exemplo, podemos transformar as metas abaixo em objetivos de ação:

M – vou perder 12 kilos;  O – vou andar pelo menos 2 kilometros todos os dias

M – vou aumentar a visitação do meu blog em50%;  O – vou escrever um artigo novo toda semana

M – vamos aumentar nossas vendas em 30%;  O – vamos fazer um telefone de pós-compra para todos nossos clientes para verificar satisfação.

Estratégias para escolher o momento certo para começar sua resolução

Depois dessa lista toda, a parte astrológica é fácil:

Tente escolher uma lua que não esteja em quadraturas ou oposições

Tente escolher o signo da lua de acordo com seu elemento. Se quer começar uma dieta, não use um signo de venus ou Júpiter, que são comilões. Procure um signo como capricórnio. Se quer começar um livro, escolha um signo de mercúrio. Se quer começar um curso de dança, tente se matricular num dia de venus.

Evite semanas de eclipses. Evite os últimos 3 ou 4 dias do ciclo lunar.

Nao deixe a astrologia se tornar uma desculpa para procrastinar: “oh, não posso começar minha dieta agora porque venus está em áries”. Na dúvida, sempre comece AGORA.

 

 

 

 

 

 

Posted in: Eletiva