Ano do Coelho

Posted on 6 de fevereiro de 2011

2


No meu blog episthemologie eu discuti as bobagens que o povo fala sobre a astrologia chinesa, agora que o ano do coelho começou (em 4 de fevereiro). Bobagens como “o ano do coelho será tranquilo, blá, blá, blá”.

Esse tipo de “previsões” são feitas só pela alegria da ignorância (o ignorante sempre está satisfeito consigo mesmo). São muito parecidas com as besteiras que a gente ouve, do tipo “Mercúrio rege 2011”, “esse ano vai morrer um sertanejo”, etc, etc.

Abaixo algumas dicas para você descobrir se está lendo algo de astrologia chinesa de verdade, ou se está lendo uma BDAC (besteira disfarçada de astrologia chinesa).

Signos com personalidade

Os coelhos são fofos, e as pessoas que nascem no ano do coelho….

Besteira! Os signos chineses não tem personalidade. Eu sei que você tem um monte de livro dizendo que Dragão é assim e Rato é assado, mas isso não é astrologia chinesa verdadeira, do mesmo jeito que falar que Virgem é obsessivo não é astrologia ocidental. É pop astrologia, é mac astrologia. É feito para consumo rápido de pessoas que não se interessam em procurar nada verdadeiramente sério, enquanto o autor lucra uns trocados.

Repita comigo: Signos não tem personalidade. Nem na astrologia ocidental nem na chinesa.

Coelho de Metal

Um dos maiores problemas é quando as pessoas tem um pouco de conhecimento… o ditado já diz que um pouco de conhecimento é muito mais perigoso do que muito ou nenhum conhecimento. As pessoas sabem apenas o suficiente para cometer erros.

Então já vi fulano, sem ter conhecimento nenhum de astrologia chinesa (e sem vontade nenhuma de aprender a astrologia chinesa de verdade), mas que se dava ao trabalho de dizer que fulano e sicrano ia perder tal competição esportiva porque 2011 era ano de “coelho de metal” e o homem nasceu no elemento de madeira!

Óbvio que o problema fundamental é que a Bazi (astrologia chinesa) tem suas próprias ferramentas para determinar se um ano é bom ou não, mas a arrogância não permite que a pessoa vá e estude… ela acha mais fácil inventar. E depois se os outros não aceitam as suas bobagens é porque elas tem a “mente fechada”. Mas não vamos nem tocar nesse ponto. Vamos perguntar: o coelho de 2011 realmente é de metal?

Nao, porque o sistema do Bazi é feito da permutação dos cinco elementos em dois níveis. O nível celestial e o terrestre.

O nível celeste permuta os cinco elementos em 10 combinaçoes: 2011 é o ano do metal yin. 2012 é água yang, água yin, etc.

O nível terrestre permuta os cinco elementos em 12 combinações, relacionadas às 4 estaçoes do ano. Essas 12 combinaç0es são os signos chineses! Por isso que falamos que eles não tem personalidade, eles sao permutações dos elementos!

Então o “coelho” na verdade é o elemento terrestre da madeira yin. O dragão é o elemento terrestre terra yang, etc.

Por isso não é possível ter um “coelho de metal” porque o coelho é sempre madeira. O ramo celestial pode ser metal ou fogo, mas o ramo terrestre está sempre caracterizado pelo elemento madeira.

O ano do coelho é bom ou mau?

Eu não conheço astrologia chinesa mundana, então ao contrário de muita gente, prefiro não me pronunciar sobre o que não conheço. Mas do ponto de vista individual, o ano não é “fofo” ou “malvado”. A análise chinesa, semelhante ao método tradicional, determina potenciais natais, e depois determina a ativação desses potenciais.

Do mesmo jeito que, na astrologia tradicional, as épocas da vida são divididas em grandes blocos (firdaria) e blocos anuais (profecçao), na Bazi há grandes blocos de 10 anos (Pilares da Sorte) e os períodos anuais que ativam as tendências da carta natal.

Então, por exemplo, se um astrólogo chinês estivesse investigando a vida amorosa de uma pessoa, primeiro veria a tendência da carta natal (por exemplo, tendência a ser traído pelo parceiro), depois veria se num determinado pilar da sorte haveria o potencial para ativar e piorar essa tendência, e por último se procuraria os anos críticos que concretizariam esse potencial ativado.

Quem quer uma consulta nesse método específico deve procurar alguém com muita experiência no tema. Sugiro que procure algum centro cultural chinês, embaixada, etc, do que algum ocidental curioso que “aprendeu” com o livro de “qual é o seu signo chinês”. O estudo de Bazi é inter-relacionado com Feng shui, leitura do rosto, I ching, e não tem absolutamente nada a ver com o que os ocidentais crêm que sao essas coisas!

Dias malignos

Uma utilidade fácil do calendário chinês são os dias que “colidem” com o ano. Esses dias, de acordo com a astrologia eletiva chinesa, devem ser evitados para começar qualquer projeto importante, como casamentos, viagens de negócio, cirurgias, mudanças de casa, iniciar um tratamento médico, etc.

Isso porque os signos chineses, sendo permutações dos 5 elementos, não estão determinados apenas para os anos! Todos os meses, dias e até horas têm atribuído um elemento chinês.

O coelho colide com o signo do galo, então todos os dias do galo (até fevereiro 2012) são dias negativos para começar projetos. Por favor, atente que NAO estou dizendo que eles sao dias malignos em si. Estou dizendo que começar projetos de longo prazo nesses dias faz, pela astrologia eletiva, que os resultados desses projetos sejam piores.

Os dias do galo podem ser vistos com um calendário chinês ou programa de computador. Se tiver que calcular na mão, marque no seu calendário o dia 11 de fevereiro e a partir daí marque de 12 em 12 dias (dia 11 de fevereiro é o primeiro dia).

Artigos Relacionados