Cisne Negro

Posted on 24 de julho de 2011

2


O conceito de Black Swan já teve vários antecedentes e encarnações diferentes ao longo dos anos: já teve sua versao caótica, depois foi a ciência de colapsing, depois emergência, fractais, e umas tantas mais. Agora é a vez da versão aviária, que nao deve ser confundida com o filme da Natalie Portman. Basicamente todos esse conceitos levam ao mesmo ponto: aquele momento onde o conhecimento do normal para de funcionar, ou seja, quando a Academia encontra a Realidade.

Black Swan

Um black swan é um evento de baixa probabilidade e alto impacto.  São eventos dramáticos, catastróficos, e únicos. Quebras da bolsa são eventos comuns, o pânico de 87 e 2008 não. Terremotos são comuns, a terra sendo atingida por um meteoro e destruindo os dinossauros é um black swan. Vamos pegar o modelo mais usado para analisar bolsa de valores (Black Stolkes). Ele supor que o mercado não é nada mais que uma gaussiana (a mesma que se aprendeu na universidade, mas lognormal): a famosa curva do sino. Ora, a curva do sino é um modelo de “volta a mediocridade”, já que sua preocupação era  estatística (análise de muitos eventos similares entre si, repetidos, repetíveis, enfim, medíocres). Inúmeros sistemas bancários são baseados em margens de segurança calculados a partir desse ou outros modelos parecidos.

Geralmente se escolhe um certo número de desvios padrões como 2. Supostamente uma queda de mais de 6 desvios padrões só poderia acontecer uma vez em bilhões de anos. Durante a crise de 2008, aconteceu umas 4 vezes. Passa a crise, os economistas voltam para seus modelos falhos, mas o passarinho só sorri de nossa estupidez… A verdade é que a maioria das pessoas que está na Academia, nos Laboratórios, nos Governos, na Mídia, são todas fruto de uma existência muito protegida. Nós todos que sempre tivemos várias refeições por dia, teto sobre a cabeça, e sem guerra ou revolução na nossa porta, temos a facilidade para adotar modelos de mediocridade, onde amanha será muito parecido com hoje.

Uma exceção interessante, em opiniões e histórico de vida, é o maior especulador do mundo e filantropista George Soros. Soros chegou a Londres fugindo da cortina de ferro sem um tostão no bolso. Seu pai ajudou lutou na primeira guerra mundial e demorou meses para chegar em casa viajando por rios a noite. Sua família escondeu judeus na segunda guerra. Soros sabe que o mundo nao é estável e o que sabemos sobre ele é apenas uma migalha de sua extensão. Uma das frases de Soros é que, durante uma guerra, qualquer pessoa pode entrar numa fábrica e se declarar o dono.

Black Swan em Astrologia

Há duas concepções de mundo desde o inicio da astrologia. A concepção babilônica é de que o mundo é caos… os deuses que seguram a ordem podem falhar a qualquer momento. Isso é verdade até hoje nas sociedades que TODOS os dias veneram o nascimento do sol. Nao é porque o sol tem nascido nos últimos milhares de anos que vai nascer amanha. Contra isso temos a concepção grega do mundo, que acredita em ordem e regularidade, na perfeição da matemática e geometria.

O modelo platônico da harmonia das esferas é um modelo (geralmente) cíclico. Um ano bom para gravidez pode ser aos 7, 30, ou 70 anos de idade, mas em duas dessas opções, a realidade material não permite a concretização do potencial. Esse também é o motivo porque algumas previsões são tao mais difíceis do que outras. Por exemplo, previsões de amor, baseadas na carta natal, parecem ser bem mais fáceis de serem realizadas do que previsões de dinheiro, porque a maioria das pessoas tem um salário fixo, sem grandes possibilidades de variação. E para ter um black swan, você precisa de sistemas dinâmicos.

  • Voce não vai se tornar milionário abrindo uma padaria
  • voce não vai ser a maior dançarina do mundo no Ceará (ou mesmo em São Paulo)
  • voce geralmente não encontra o homem/mulher de sua vida quando está muito acomodado(a) na sua rotina.
Se você é um dentista, você não ficará rico em um dia, mas pode ficar rico ao longo de uma vida pesando bem os riscos, trabalhando muito, etc. Se você trabalha com algo como especulação de imóveis, pode ficar rico em um ano, e muito bem perder tudo no outro.
Astrologia Natal
Se tudo isso parece novo para você, reflita sobre os seguintes pontos:
  • Quando votecê analisa sua carta natal (ou de seus clientes), você está sempre procurando os “cavalos de cinco pernas” (o excepcional, o black swan)? Voce está sempre procurando por anos de grandes glórias, casamentos, mortes e tragédias?
  • Voce analisa também os anos onde “não aconteceu nada de especial” mas também foram bons/ruins por algum motivo.
  • Qual a diferença entre um ano onde voce começou alguma coisa (por exemplo, começou a gostar de música clássica), e um ano em que voce teve uma mudança crítica, por exemplo, mudou totalmente a área de carreira?
Um aviso:
Esse dia 29 de julho 2011, começamos a turma Regulus. Se você ainda nao se matriculou, lembre-se que ainda dá tempo.
Posted in: astrology