Obama vs Romney

Posted on 12 de novembro de 2012

3


ImagemObama vs Romney, quem vai ganhar?

Ups, a eleição já passou? Nossa, isso que dá passar alguns meses sem publicar nada!

Mas acho que ainda dá pra fazer uma reflexões sobre o processo.

Vale a pena prever ?

O processo eleitoral americano tem algumas características lindas para o astrólogo e outras péssimas.  As características positivas sao ótimas para pesquisa. As más sao para publicar previsoes.

Quais sao as características positivas? Mais de 200 anos de eleicoes fazem com que o astrólogo sério possa pesquisar (qualquer que seja o método preferido) com uma base muito boa de pesquisa. 

Supondo uma base de 50% de chance (um pouco desproporcional no caso das reeleicoes), temos muita facilidade de verificar se nosso método astrológico passa pelo método empírico. Suponha que nosso método dê 80% de probabilidade, já estamos muito melhor do que os institutos de opiniao, economistas e demais futurólogos.

Entao qual é o ponto negativo?

O ponto negativo é que o mundo é feito de dois pesos e duas medidas.

Um economista vai no programa de TV e pode soltar as opinioes mais estúpidas e as previsoes mais furadas. Ele nao vai ter o título de economista cassado. Ninguém vai processá-lo por ter perdido dinheiro. Ele fala as bobagens que quiser, e pode muito bem se contradizer na mesma frase. Nada disso implica que a economia nao funciona (bem, eu acho que nao, mas isso é outra história).

Mas se o astrólogo errar uma ÚNICA vez, é porque TODA a astrologia é uma farsa (e o mesmo vale para a acupuntura, homeopatia, etc). Os amigos do rei podem cometer todo tipo de barbárie todos os dias, o que “já sabemos que nao funciona” nao tem a mesma margem de liberdade.

Note que eu sou totalmente favorável de “astrólogos darem a cara a tapa”. Astrólogos passaram muito tempo se escondendo atrás da desculpa do psicológico. No entanto. tem certas coisas que eu acho que nao valem a pena. Qualquer leitor com o mínimo de interesse pode pesquisar nosso método de escolha de eleiçao (e deduzir algumas coisas que faltam). Os alunos do curso de astrologia podem, por sua própria conta, usar o método.

Nao se precisa provar nada para ninguém. Qualquer pessoa com o mínimo de boa vontade pode simplesmente aplicar o método para dezenas de eleiçoes e contar quantas vezes o resultado seria o desejado.

Ou entao a pessoa pode fazer previsões bombásticas na internet. O problema óbvio é duplo: se voce errar é porque “esse negócio de astrologia realmente nao funciona” e se voce acertar é porque “todo mundo sabia que obama ia ganhar mesmo” ou “até um relógio está certo duas vezes por dia”.

Você só aprende quando erra.

Outro problema nao relacionado diretamente, mas importante. A grande maioria dos astrólogos votariam por Obama, e naturalmente todos eles falaram da vitória do Obama. Alguns anos atrás, a mesma coisa aconteceu com Kerry, só que naquele caso ele perdeu.

O problema principal das eleicoes é que, como voce tem 50% de chance de acertar, quando nao se faz uma análise histórica, com um grande número de casos, acabamos com qualquer zé mané que “olhou” o retorno solar do obama achando que realmente pode prever todas as eleicoes! O problema é que, obviamente, na próxima, as pessoas veem que o buraco é mais embaixo.

Posted in: astrology