Qual é o meu regente ?

Posted on 25 de janeiro de 2007

14


QUE REI TENHO EU ?

O Regente do Ascendente

Talvez você já tenha ouvido alguem falar sobre “meu regente é marte”, ou aqui mesmo você pode ter lido coisas como “veja o regente da casa 4”, sem que a pessoa tenha se preocupado muito em definir: o que afinal de contas é um regente ?

Como o nome implica, regente é alguem que manda, que dá ordens, que tem poder, é o dono da cocada preta, king of the hill, “artoridade”.

Basicamente o zodíaco é muito parecido com um jogo de monopólio. Sim, esse mesmo que você tem em casa e nunca joga. Me lembro a última vez que joguei isso, com uns amigos numa pousada, sem nada pra fazer. A gente nunca lembra o quanto esse jogo é CHATO, mas estou me desviando do assunto…

No jogo de monopólio temos jogadores, e cada jogador compra e vende suas casinhas. Num mapa astral os jogadores sao os planetas, cada um com suas casinhas (termos e decanos), Casas (triplicidade), Hotéis (Exaltaçao) e Mansoes(Regência).

Fim da analogia, antes que ela fique fora de controle.
Eu sei que as pessoas estao acostumadas a pensar nos signos como “pessoas” ou como “personalidades”: pensam em câncer como um caranguejo tímido, em aquário como um revolucionário, e em virgem como uma pobre moça com distúrbio obsessivo compulsivo. Isso é causado pela confusao de achar que o “signo solar”, ou seja, a posiçao do sol no mapa natal, é o santo graal da astrologia. Mas na verdade os signos sao mais como terrenos, lugares, “ambientes”.

Por exemplo, podemos pensar (só como analogia) em áries como um ambiente competitivo, de guerra ou de “corrida do ouro”, em câncer como a reuniao da Associaçao de Pais e Mestres, em Peixes como um convento budista perdido no Himalaia… Isso tem duas conseqüencias.

1 – O signo nao é uma pessoa, portanto ele nao tem personalidade. Ele nao é o “ator”, ele nao realiza a açao. O grande “verbo” da gramática astrológica é o planeta ! O que o signo faz é modular o planeta, mudar suas qualidades, ele cria o entorno que vai dizer como o planeta se expressa, o signo é adjetivo ou advérbio.

Por exemplo, vamos pensar no nosso amigo maléfico Marte. As pessoas sempre jogam nomes feios nele como “agressividade”, mas o fato é que marte é energia quente e seca descontrolada, mas agresividade é um valor dependendo se o ambiente onde marte está permite ou nao focalizar essa energia.

Imagine nosso amigo marte como qualquer adolescente com excesso de testosterona e uma cabeça quente. Coloque ele em áries, e ele pode se tornar um grande general. Isso porque a casa de Marte é Áries, ou seja, é o lugar que mais lhe é confortável, e ele pode se expressar de maneira valorosa, vencendo batalhas. Mas agora coloque esse marte em câncer, tomando chá com as tias e ouvindo falar sobre a novela até ficar louco, e você terá um marte fumando maconha e assaltando carro só pra mostrar que é esperto…

Note que só estou exemplificando com metáforas… se seu filho têm marte em câncer ele nao vai virar um ladrao de carro !

2 – Cada signo tem um “rei” que manda nele.

Todas as pessoas têm em seus mapas “casas astrais” que têm domínio sobre certos assuntos. Por exemplo o ascendente é a primeira casa, e fala sobre o corpo físico. Se você nem sabe o que é um ascendente, dê uma olhada aqui antes. A segunda casa fala sobre o seu dinheiro. O Planeta que for Rei da segunda casa nos dirá como é a sua vida financeira: fraca, forte ou Sílvio Santos. Tudo que você tem que fazer é ver que signo está no comecinho da casa (a cúspide) e procurar na tabelinha abaixo, à esquerda está o signo, à direita está o planeta regente:

Áries – Marte

Touro – Vênus

Gêmeos – Mercúrio

Câncer – Lua

Leao – Sol

Virgem – Mercúrio

Libra – Vênus

Escorpiao – Marte

Sagitário – Júpiter

Capricórnio – Saturno

Aquário – Saturno

Peixes – Júpiter

Note que eu nao uso as “regências” dos planetas externos, urano, netuno e plutao. Felizmente, até mesmo astrólogos modernos estao cada vez mais desistindo disso, apesar da moda de alguns de inventar a aberraçao de querer colocar asteróides e outros corpúsculos como regentes, mesmo que nao tenham nenhuma relaçao com o signo, como querer atribuir o corpúsculo Éris a Touro ou Libra ! O assunto é muito complexo pra falar agora, mereceria ser tratado uma outra vez…

Se você gostou desse artigo de astrologia, porque não entra em nossa lista de email? Você recebe novidades e outras coisas mais

PS: Só pra terminar com um exemplo prático: vamos pegar um signo de exemplo, vamos supor que você tem um ascendente em câncer. Isso tem um significado sobre seu corpo físico e personalidade. Agora qual é o regente do ascendente ? Isso mesmo, a Lua é o “rei” do seu ascendente!

Faça agora o seguinte exercício: procure no mapa abaixo, os senhores das casas 2, 6, 9 e 11. Elas estao numeradas no círculo interno. Resp0stas logo abaixo.

publicacao.JPG

Casa 2 em Leao – regente é Sol

Casa 6 em Capricórnio – regente é Saturno

Casa 9 em Peixes – regente é Júpiter

Casa 11 em Gêmeos – regente é Mercúrio

Anúncios
Marcado: